FLUXO DE CAIXA
Trabalho Escolar: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liviagim • 30/6/2014 • 962 Palavras (4 Páginas) • 217 Visualizações
PLANEJAMENTO
O planejamento consiste em estabelecer com antecedência as ações a serem executadas dentro de cenários e condições preestabelecidos, estimando os recursos a serem utilizados e atribuindo as responsabilidades, para atingir os objetivos fixados.
Dentro da constituição de uma empresa, o planejamento financeiro encontra-se dentro do planejamento estratégico, composto também pelos de produção, marketing e recursos humanos.
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Planejamento financeiro aborda a programação do seu orçamento, a racionalização dos gastos e a otimização de seus investimentos.
Através de um conjunto de ações, controles e procedimentos, o planejamento possibilita, entre outras coisas, montar um orçamento, acompanhar as contas, saber se há sobra ou falta de recursos, tomar providências para nivelar o orçamento, no caso de falta, fazer investimentos, no caso de sobra de recursos.
O conhecimento perfeito das disponibilidades ou faltas de recursos, permite o melhor gerenciamento, ou seja, buscar recursos ou fazer investimentos, adiar compromissos, antecipar projetos, montar um orçamento visando a solução de problemas, planejar investimentos, antecipar-se aos problemas, não ser pego de surpresa, montar um planejamento visando atingir metas.
Entre os níveis de decisão de um planejamento estão o estratégico, o tático e o operacional.
Dentro da gestão financeira de uma empresa há também o sistema orçamentário, que é o conjunto de planos e políticas que permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e executar os acompanhamentos para que esses resultados sejam alcançados.
Há também a função controle que compreende a aferição do desempenho e a correção dos desvios que assegure a consecução de objetivos, de acordo com o plano da empresa.
Tratando-se de previsão, a empresa deve levar em consideração os dados externos, que são os fatores relacionados a economia e os dados internos, informações particulares da empresa
ORÇAMENTO DE VENDAS
A elaboração de um orçamento se dá, geralmente, pelo orçamento de vendas da empresa.
Os condicionantes básicos do orçamento de vendas se dão pelas variáveis (mercados, consumidor, recursos financeiros), a análise das restrições internas e externas e com base nesses fatores é criado um objetivo de marketing. Com base nesse estudo, determinam-se as políticas de marketing que serão adotadas pela empresa.
ORÇAMENTO DE PRODUÇÃO
Com base na estimativa de venda, calcula-se o quanto se deve produzir.
O fluxo de vendas, produção e estoque se dá nessa ordem: compras, estoque de materiais de produção, produção, estoque de produtos acabados e vendas.
ORÇAMENTO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO
Matérias primas são bens adquiridos que, no processo industrial, por transformação ou por montagem, integram-se nos produtos acabados.
Se tratando de custos destas matérias, destaca-se o do material adquirido, despesas do processo de compra, manutenção dos estoques e despesas decorrentes da falta de estoque.
Para calcular o custo da matéria prima, é necessário obter a quantidade de produtos a fabricar no período específico, multiplica-la pela quantidade padrão de consumo de MP por unidade, tendo assim, a quantidade total de matéria prima a consumir.
Em seguida, multiplicar o resultado pelo custo médio unitário previsto para o período, obtendo o custo total da MP consumida.
FÓRMULA BÁSICA DE ETOQUE
• EF = EI + Entradas – Saídas
• Compras = EF – EI + Saídas p/ Produção
CÁLCULO DE MÃO DE OBRA
É considerado um custo variável.
• Remuneração Líquida da MOD:
– Horas de MOD X Salário/Hora
– Custo Total da MOD:
– Remuneração Líquida + Encargos + DSR
– Encargos: INSS, FGTS, 1/3 Férias, 13° Sal., seguros, planos de saúde, subsídios de refeição etc.
ORÇAMENTO DAS DESPESAS EDIFICIL
São consideradas como Custos Indiretos de Fabricação
...