TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FLUXOS DE CAIXA

Projeto de pesquisa: FLUXOS DE CAIXA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.018 Palavras (9 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Serão apontados os pontos que o administrador consegue analisar através do fluxo de caixa. O significado do custo de oportunidades, e o que serão sacrificados neste tipo de custo. O objetivo da preparação dos orçamentos empresariais para uma empresa. O período correspondente ao Payback descontado. Será explicada a diferença entre Impostos, contribuições, taxas e competências tributárias, e como funciona o sistema mercado de capitais.

Após, apresentaremos o fluxo de caixa da empresa Meta Soluções, através dos dados disponibilizados pela empresa, na qual fizemos ajustes para que nenhum período da empresa ficasse negativo, e dadas informações sobre alguns pontos de importante relevância.

Fecharemos informando quais são os controles financeiros mais utilizados da região.

2 FLUXO DE CAIXA

O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período. Esse controle é útil tanto quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades quanto no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas que estão levando a esse prejuízo.

2.1 CUSTO DE OPORTUNIDADE

O custo de oportunidade é representado pelo valor das oportunidades sacrificadas (não escolhidas). O custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais. Custo alternativo é um sinônimo para custo de oportunidade, por indicar o custo resultante de não-utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou o custo da alternativa deixado de lado.

2.2 ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS

Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso são estabelecidos orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante e necessário pela alta competitividade como nos dias atuais, pois através deles pode-se detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Cabe a diretoria executiva das empresas estabelecerem as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período de sua abrangência. É necessário, ainda, que se estabeleçam quais relatórios o sistema de orçamento deve emitir, pois é a sua utilização efetiva que proporcionará aos administradores meios para melhor controlar os resultados e desempenhos dos diversos departamentos e gerências e, principalmente, dos seus resultados financeiros, de forma a adequar a organização ao mercado em que atua.

A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme os objetivos da empresa, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados. Essa metodologia permite mais segurança para a tomada de decisões nos próximos períodos, principalmente as que envolvem novos investimentos, objetivos empresariais, políticas de produção, níveis de estoques e vendas.

2.3 Payback descontado

É o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.

2.4 IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES, TAXAS E COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS

Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública.

Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.

As contribuições estão divididas em dois grupos:

• Especial: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS.

• Contribuição de melhoria: É quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo, quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois ele teve um claro benefício.

Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, renda ou consumo, e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança)

● Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA.

● Sobre a renda: IR, IRRF.

● Sobre o consumo: IPI, ICMS, COFINS, ISSQN – Estes são exemplos de impostos que serão calculados em cada item vendido.

Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos municípios. O legislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites. Ou seja, é a competência legislativa que os entes políticos possuem de criar tributos, e competência legislativa é a competência de criar leis, então, competência tributária é o poder de criar tributos através de leis.

2.5 MERCADOS DE CAPITAIS

É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.

É constituído pela bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e Mercado Secundário.

No Mercado Primário é onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.

O Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Caracteriza-se pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com