FLUXOS DE CAIXA
Projeto de pesquisa: FLUXOS DE CAIXA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Simonibr • 7/5/2014 • Projeto de pesquisa • 2.018 Palavras (9 Páginas) • 279 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Serão apontados os pontos que o administrador consegue analisar através do fluxo de caixa. O significado do custo de oportunidades, e o que serão sacrificados neste tipo de custo. O objetivo da preparação dos orçamentos empresariais para uma empresa. O período correspondente ao Payback descontado. Será explicada a diferença entre Impostos, contribuições, taxas e competências tributárias, e como funciona o sistema mercado de capitais.
Após, apresentaremos o fluxo de caixa da empresa Meta Soluções, através dos dados disponibilizados pela empresa, na qual fizemos ajustes para que nenhum período da empresa ficasse negativo, e dadas informações sobre alguns pontos de importante relevância.
Fecharemos informando quais são os controles financeiros mais utilizados da região.
2 FLUXO DE CAIXA
O fluxo de caixa é o instrumento que permite ao administrador financeiro: planejar, organizar, coordenar, dirigir e controlar os recursos financeiros de sua empresa para um determinado período. Esse controle é útil tanto quando a empresa está crescendo e aumentando suas atividades quanto no momento em que apresenta prejuízo, tornando mais fácil a visualização de problemas que estão levando a esse prejuízo.
2.1 CUSTO DE OPORTUNIDADE
O custo de oportunidade é representado pelo valor das oportunidades sacrificadas (não escolhidas). O custo de oportunidade é um custo implícito, que não aparece na contabilidade de uma empresa, porém é bastante utilizado pelos economistas para determinar a viabilidade de projetos empresariais. Custo alternativo é um sinônimo para custo de oportunidade, por indicar o custo resultante de não-utilização da melhor alternativa de emprego de um recurso produtivo, ou o custo da alternativa deixado de lado.
2.2 ORÇAMENTOS EMPRESARIAIS
Toda empresa precisa controlar seus custos e incrementar suas receitas, para isso são estabelecidos orçamentos, que devem cobrir todas as áreas da empresa. Esse controle de custos e projeção das vendas é mais importante e necessário pela alta competitividade como nos dias atuais, pois através deles pode-se detectar desde pequenos desperdícios até grandes desvios. Cabe a diretoria executiva das empresas estabelecerem as políticas gerais e tomar as decisões para o planejamento, a preparação, elaboração e controle do orçamento da organização, inclusive estabelecer o período de sua abrangência. É necessário, ainda, que se estabeleçam quais relatórios o sistema de orçamento deve emitir, pois é a sua utilização efetiva que proporcionará aos administradores meios para melhor controlar os resultados e desempenhos dos diversos departamentos e gerências e, principalmente, dos seus resultados financeiros, de forma a adequar a organização ao mercado em que atua.
A preparação dos orçamentos tem como objetivo a projeção de receitas, custos e resultados, conforme os objetivos da empresa, geralmente elaborados com base em períodos anteriores, projetando esse comportamento para períodos futuros, fazendo enquadramento de receitas e custos, de forma a aperfeiçoar os resultados. Essa metodologia permite mais segurança para a tomada de decisões nos próximos períodos, principalmente as que envolvem novos investimentos, objetivos empresariais, políticas de produção, níveis de estoques e vendas.
2.3 Payback descontado
É o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
2.4 IMPOSTOS, CONTRIBUIÇÕES, TAXAS E COMPETÊNCIAS TRIBUTÁRIAS
Todos eles são tributos cobrados por entes públicos (município, estado ou união), e servem para custear toda a máquina pública.
Taxa é um valor cobrado por conta de uma prestação de serviços de um ente público, seja ele municipal federal ou estadual. Como por exemplo: taxa para emissão de um documento, taxa de limpeza pública.
As contribuições estão divididas em dois grupos:
• Especial: É cobrada quando se destina a um determinado grupo ou atividade, como por exemplo: INSS, PIS.
• Contribuição de melhoria: É quando ocorre uma melhoria que resulte em benefício ao contribuinte, como por exemplo, quando é feito asfaltamento em uma rua, o valor do imóvel acaba aumentando por conta desta melhoria, e isso gera a contrapartida do cidadão, pois ele teve um claro benefício.
Os impostos podem incidir sobre o patrimônio, renda ou consumo, e servem para financiamento de serviços universais (educação, segurança)
● Sobre o patrimônio: IPTU, IPVA.
● Sobre a renda: IR, IRRF.
● Sobre o consumo: IPI, ICMS, COFINS, ISSQN – Estes são exemplos de impostos que serão calculados em cada item vendido.
Competência tributária é o poder de criar tributos, sendo esse poder conferido pela Constituição Federal à União, aos Estados-membros, ao Distrito Federal e aos municípios. O legislador constitucional determinou quais tributos cada ente político pode criar, bem como limitou esse poder de criação, impondo limites. Ou seja, é a competência legislativa que os entes políticos possuem de criar tributos, e competência legislativa é a competência de criar leis, então, competência tributária é o poder de criar tributos através de leis.
2.5 MERCADOS DE CAPITAIS
É um sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem o objetivo de proporcionar liquidez aos títulos de emissão de empresas e viabilizar seu processo de capitalização.
É constituído pela bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas. O mesmo é subdividido em Mercado Primário e Mercado Secundário.
No Mercado Primário é onde os valores mobiliários circulam pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus empreendimentos, pois o dinheiro da venda vai para a empresa.
O Mercado Secundário são as demais negociações com esses títulos, como simples trocas de possuidores, pois a empresa emissora já não terá mais contato com o dinheiro proveniente dessas trocas. Caracteriza-se pelas negociações realizadas fora das bolsas, em negociações que denominamos como mercado de balcão, trazendo dessa forma mais liquidez
...