FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Dissertações: FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: trabalhos553157 • 24/10/2013 • 420 Palavras (2 Páginas) • 339 Visualizações
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Pág. 177
A APP (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná). Primeira organização criada pelos professores e professoras do Paraná, em 26 de abril de 1947, a entidade tem uma história repleta de sonhos, lutas e muita ousadia. E foi através da união que ela tornou-se cada vez mais importante. Em 13 de dezembro de 1981, numa assembleia realizada em Ponta Grossa, a entidade unificou-se com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APLP), fundada em 06 de maio de 1967, e com a Associação do Pessoal do Magistério do Paraná (APMP), fundada em 09 de dezembro de 1972.
A unificação da APP-Sindicato com o Sente/PR surgiu da compreensão de que funcionários e funcionárias de escola também são educadores (as). A decisão reafirmou um desafio: organizar os trabalhadores e as trabalhadoras em Educação do Paraná em uma só categoria.
A representação da categoria abrange professores (as), pedagogos (as) e funcionários (as) de pré-escola, ensino fundamental, médio e especial, independente do regime jurídico; das redes públicas estaduais e municipais do Paraná. A APP-Sindicato também representa os professores da rede municipal em municípios onde não houver sindicatos próprios.
As manifestações que ocorrem no país e, ao mesmo tempo, demonstram a satisfação em ver a defesa de mais investimentos na educação como uma das reivindicações presentes.
a) A aprovação imediata no Congresso Nacional do Plano Nacional de Educação, construído a partir das deliberações da I Conferência Nacional de Educação (Conae), que reuniu mais de 3 milhões de pessoas em todo o país.
b) Destinação de 10% do PIB brasileiro na educação. Em 2000, o país investia 3,9%. Hoje, investe 5,7%. A proposta é que de forma gradativa, em dez anos, o Brasil praticamente dobre o investimento na área.
c) Destinação dos 100% dos recursos dos royalties do petróleo para a educação.
d) Efetivação do pagamento do valor do Piso Nacional Profissional do Magistério em todos os Estados e municípios, respeitando a destinação dos 33% da jornada do professor para a hora-atividade conforme determina a legislação vigente.
e) Instituição de um Piso Nacional para os funcionários de escolas e de planos de carreira para professores (as) e funcionários (as) em todos Estados e municípios.
f) Implementação da escola de tempo integral.
g) Garantia de educação pública de qualidade para todos os estudantes de 4 a 17 de idade.
h) Destinação dos recursos públicos exclusivamente para a educação pública.
...