FUNDAMENTOS ADM
Monografias: FUNDAMENTOS ADM. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DRM123 • 26/3/2015 • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 2.760 Visualizações
A teoria de sistemas foi enunciada como a ciência das ciências ao propor que disciplinas como física, matemática, biologia e outras, em vez de serem analisadas isoladamente, deveriam ser integradas, destacando as suas interdependências e aproveitando as qualidades holísticas do todo, que não seriam identificadas em sua abordagem isolada e independente. Entre os elementos que compõem um sistema, encontram-se:
a.
Condicionantes, componentes e estratégicos.
b.
Autoridade, responsabilidade e comunicação.
c.
Conceituais, técnicos e humanos (sociais).
d.
Entradas, objetivos e avaliação.
e.
Somente a alternativa “b” está incorreta.
0,25 pontos
Pergunta 4
Cada uma das teorias administrativas surgiu como uma resposta aos problemas empresariais mais relevantes de sua época. Sobre as teorias de administração, considere as afirmativas a seguir:
I. A teoria da burocracia, de Weber, procurou utilizar métodos quantitativos na busca de soluções para problemas complexos.
II. A teoria de sistemas considerou a organização como um sistema fechado, sem necessidade de interação com o ambiente, o qual é estável e previsível.
III. A Escola das Relações Humanas apresentou a existência da organização informal e das necessidades sociais das pessoas na organização.
IV. A administração científica de Taylor buscou aumentar a eficiência operacional das empresas por meio da ausência de desperdícios e da divisão do trabalho.
Está correto o que se afirma em:
a.
II e IV.
b.
I, II e IV.
c.
I, III e IV.
d.
II, III e IV.
e.
III e IV.
0,25 pontos
Pergunta 5
Como toda ciência, a administração deve se basear em leis ou em princípios. Fayol tentou definir os “princípios gerais” de administração sem muita originalidade, baseado em diversos autores da época. A denominação princípio foi adotada afastando-se de qualquer ideia de rigidez, pois nada existe de rígido ou de absoluto em matéria administrativa. Tudo em administração é questão de medida, ponderação e bom senso. Os princípios são maleáveis e adaptam-se a qualquer circunstância, tempo ou lugar (CHIAVENATO, 2001). De acordo com os princípios sugeridos por Henri Fayol, dentro da teoria administrativa clássica, pode(m)-se citar:
I - Unidade de comando, cadeia escalar hierárquica (hierarquia) e espírito de união.
II - Divisão da autoridade, unidade de responsabilidade e liderança.
III - Instabilidade no cargo (job rotation), recompensas financeiras e subordinação de interesses gerais.
IV - Espírito individual, amplitude de direção e coordenação do trabalho.
V - Amplitude de controle, unidade de comando e equidade.
Estão corretos os itens:
a.
I, II e III.
b.
II, III e V.
c.
II, III e IV.
d.
I e III.
e.
I e V.
0,25 pontos
Pergunta 6
Embora constitua uma área de conhecimento das mais fascinantes, as bases teóricas da administração ainda estão em formação. Os estudos pioneiros de Taylor e Fayol, por exemplo, foram ampliados de forma significativa,= nos anos posteriores. Sobre as teorias da administração, pode-se afirmar que:
I. De acordo com a teoria da burocracia, o trabalho realiza-se por meio de funcionários que ocupam cargos, os quais têm atribuições oficiais, fixas e ordenadas por meio de regras e leis, numa estrutura racional formal.
II. Na administração científica, enfatiza-se o estudo das tarefas, a seleção e o treinamento de trabalhadores e a busca pela eficiência operacional.
III. Na teoria clássica, há um esforço deliberado para conceber uma visão sistêmica da empresa, lastreado em estruturas organizacionais verticalizadas e diagonais.
IV. Na visão humanista, o comportamento dos empregados sofre uma enorme influência das normas e dos valores desenvolvidos pelo grupo.
Está correto o que se afirma em:
a.
I, II e III.
b.
I, II e IV.
c.
II e III.
d.
II, III e IV.
e.
I e II.
0,25 pontos
Pergunta 7
Henri Fayol (1841-1925), o fundador da teoria administrativa clássica, nasceu em Constantinopla e faleceu em Paris, vivendo as consequências da Revolução Industrial e, mais tarde, da Primeira Guerra Mundial. Formou-se em engenharia de minas e entrou para uma empresa metalúrgica e carbonífera, onde fez sua carreira (CHIAVENATO, 2001). Expôs sua teoria de administração na obra Administration
...