FUNDAMENTOS DO DESIGN ATIVIDADE
Por: Sandra Rangel • 24/11/2022 • Trabalho acadêmico • 2.050 Palavras (9 Páginas) • 198 Visualizações
O designer se coloca como uma dobradiça entre os diversos atores envolvidos no processo de inovação dirigida pelo design e os seus sistemas de conhecimento, não em antítese, mas como catalisador de conteúdos e sintetizador de efeitos, assim tornando extremamente adequado para criar uma relação entre teoria e práxis, entre possível e realizável” (CELASCHI, 2008, p. 23 apud FRANZATO, 2011, p. 57).
Entretanto, vale frisar que a tecnologia contribuiu para que se abrisse um leque de ramos na área do designer. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: em quais frentes o designer atua hoje? Para responder ao questionamento, pesquise sobre o desenvolvimento da profissão, bem como as atribuições e modificações sofridas ao longo do tempo. O designer se coloca como uma dobradiça entre os diversos atores envolvidos no processo de inovação dirigida pelo design e os seus sistemas de conhecimento, não em antítese, mas como catalisador de conteúdos e sintetizador de efeitos, assim tornando extremamente adequado para criar uma relação entre teoria e práxis, entre possível e realizável” (CELASCHI, 2008, p. 23 apud FRANZATO, 2011, p. 57).
Entretanto, vale frisar que a tecnologia contribuiu para que se abrisse um leque de ramos na área do designer. Considerando a citação apresentada e os conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: em quais frentes o designer atua hoje? Para responder ao questionamento, pesquise sobre o desenvolvimento da profissão, bem como as atribuições e modificações sofridas ao longo do tempo.
Resposta:
Como surgiu o Designer
Para entendermos um pouco sobre a história do Design devemos ir além da revolução industrial. Antes mesmo do termo design surgir, seus benefícios já eram utilizados de acordo com a necessidade de criar produtos. O objetivo de buscar técnicas para atender a uma utilidade fez do ser humano um criador de objetos.
Considerando os trabalhos egípcios e de outros povos da antiguidade, pode – se dizer que os primeiros traços do design estão contidos nas pirâmides, na simbologia da pinturas, dos adornos, reais, nos objetos de ouro, entre outros. A fundição de metais para a produção de adornos e joias por exemplo, pode ser uma das origens que envolvem o desenvolvimento do design, segundo BURDEK (2010)
Alguns teóricos consideram o surgimento do design desde os tempos antigos, Burdek (2010), diz que foram encontrados registros do artista, engenheiro e construtor Vitruvius (80 a 10 a.C), com a denominação de “Dez livros sobre a arte da construção”. No entanto, segundo Bonfim (2002 p. 7) “o termo design teria surgido na Inglaterra como tradução da palavra italiana desegno, no século XVII. Mas, foi a Revolução Industrial, a criação das Schools of design e o progresso que abriram caminhos para o design no mundo.
O designer surgiu na Revolução Industrial devido a necessidade de um projeto que otimizasse a produção, com o objetivo de reduzir preços e na qualificação de produtos, refletindo no aumento de lucro. O impacto do trabalho do designer na Revolução Industrial foi econômico e social, aperfeiçoando financeiramente as produções, utilizando um menor número de mão de obra e resultando em maior produção em menor tempo. Neste período também temos em evidência o artesão e o artista, a diferença entre eles são:
O designer é responsável pelo planejamento, desenvolvimento e impacto que um produto pode causar.
O artesão é encarregado por criar e produzir produtos dependendo de técnicas manuais, e em sua própria oficina.
O artista é aquele que exerce e se envolve na produção da arte em teatros, cinemas e etc.
De acordo com Freitas (2017) o artesanato está presente desde os povos primitivos, surgiu da necessidade do homem de se alimentar, se proteger, se expressar e foi se aprimorando ao longo do tempo. O Artesão atuava na produção de objetos desde a concepção do produto até a sua comercialização. O artesanato é uma atividade manual com finalidades comerciais, que pode ou não ser desenvolvida com uso de máquinas, mas há o predomínio da habilidade manual e da criatividade. É produzido em pequena escala.
A história do design se integra á história dos objetos e da humanidade. Abaixo esta alguns eventos marcaram essa trajetória, a partir do século XVII até meados de 2000, como:
- 1769 (máquina a vapor)
- 1807 (barco a vapor)
- 1811 (prensa a vapor)
- 1814 (locomotiva)
- 1851 (grande exposição dos trabalhos de indústria de todas as nações)
- 1880-1917 (Arts and Craft)
- 1900-1914 (Art Noveau)
- 1916 (tanques de guerra)
- 1917 (manifesto “de Stijl”)
- 1920 ( Metropolitana Museum of Art de Nova Yorque (USA)
- 1920-1940 (transformação da indústria e aumento produtos design, impressos)
- 1919-1933 (Bauhaus)
- 1925-1939 (cubismo)
- 1935 (Volkswagen)
- 1940 (empresas multinacionais)
- 1950-1960 (bossa nova)
- 1960 ( 1º fabrica Volkswagen no Brasil)
- 1961 (Prêmio poltrona Sheriff; IV Bienal do móvel; Sergio Rodrigues
- 1967 (Aluisio Magalhaes/Bienal de Veneza
- 1970 (Kitch)
- 1970 Brasil (televisão vídeo-tape
- 1970 (Desenho industrial)
- 1980 ( Escolas de moda)
O design adquire reconhecimento internamente e internacionalmente, os aspectos do multiculturalismo brasileiro se agregam aos elementos culturais e ao potencial criativo e despojado do design brasileiro.
Designers da atualidade
Relata-se novos produtos dos designers Carlos Motta, Rodrigo Almeida, Mauricio Arruda e dos Irmãos Campanas, Estes produtos premiados demonstram elementos de inovações e a qualidade técnica do design, que compõem diretrizes para o design brasileiro (MOURA, 2011).
Nesta geração de acordo com Leon (2005), surgem os produtos brasileiros fabricados por industrias europeias. Além dos designers citados anteriormente, deve-se ainda destacar a participação de outros como: Guto Índio da Costa, Freddy Van Camp, André Cruz, Gerson de Oliveira, Luciano Martins, Jacqueline Terpins, Camila FIx, Angela e Alex Neumeister.
Design
O termo design tem sido empregado para nomear qualquer atividade para chamar a atenção para aspecto estético associado a personalização e beleza. Exemplo: air design, cake design, nail-design, design de sobrancelhas. De acordo com o senso comum, o design é o termo que designa a profissão e o designer é o profissional que se dedica ao design.
...