FUNDAMENTOS SOBRE TECNOLOGIAS DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
Exames: FUNDAMENTOS SOBRE TECNOLOGIAS DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 12Dayane12 • 25/2/2015 • 2.577 Palavras (11 Páginas) • 500 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA NATUREZA
BACHARELADO EM ENGENHARIA AGRONÔMICA
FUNDAMENTOS SOBRE TECNOLOGIAS DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS
DAYANA AMORIM
DAYANE FONTENELE
FELIPE MACHADO
JESSIKA FYAMA
RAIURY SANTOS
VANESSA LOPES
EMBALAGEM PARA ALIMENTOS
RIO BRANCO – ACRE
2014
DAYANA AMORIM
DAYANE FONTENELE
FELIPE MACHADO
JESSIKA FYAMA
RAIURY SANTOS
VANESSA LOPES
EMBALAGEM PARA ALIMENTOS
Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Fundamentos sobre tecnologia de produtos agropecuários na Universidade Federal do Acre. Orientadora: Marília
RIO BRANCO – ACRE
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO ......................................................................3
2. REVISÃO DE LITERATURA .................................................4
2.1. Conceito de embalagem .......................................................4
2.2. Finalidades das embalagens ...............................................4
2.3. Influência na conservação dos alimentos .............................6
2.4. Tipos de embalagens ...........................................................7
2.5. Reciclagem ...........................................................................9
3. CONCLUSÃO ......................................................................11
REFERENCIA .............................................................................12
1 INTRODUÇÃO
Sempre houve a necessidade de conservamos nossos alimentos, e para conservamos precisamos de recipientes que suportem o que desejamos guardar, em função disso várias ferramentas foram desenvolvidas para melhorar a vida útil dos alimentos. Uma dessas ferramentas é a embalagem que faz parte do processo de produção, é o último estagio de finalização e acabamento do produto.
Embalagem para alimentos tem por finalidade impedir o contato do alimento com o meio natural evitando sua deterioração. Protegendo o alimento contra qualquer modificação ou alteração do mesmo evitando contaminações ou perdas. Suas composições devem ser adequados para cada produto, ou seja, que se adeque a composição do alimento, para assim manter as caraterísticas do alimento embalado. Também não deixa de ser um veículo de comunicação e identificação do produto, oferecendo ao consumidor, informação bastante relevante, como valor nutricional, de instruções de armazenamento doméstico, de preparação e uso. A embalagem precisa ser como uma camada que vai dificultar a contaminação como uma bula com informação precisas e diretas e intactas com atrativos visuais, alias os consumidores são também atraídos pelo que veem. Sendo assim a embalagem possui as funções de proteger e transportar, o produto, além de informar, identificar e promover produtos e marcas.
A escolha de uma embalagem depende dos fatores intrínsecos , ou seja das características próprias do alimento, em relação as reações que podem ocorrer, quando ambas estão em contato, e também o material dessa embalagem que é muito importante, em relação as características que devem ser preservadas e que vão ter maior eficiência. Mas até a que ponto a embalagem é confiável?
A maioria das embalagens é desenvolvida para que possam ser reaproveitadas, podendo ser recicladas. Tendo em vista essa preocupação ambiental na própria embalagem possui um símbolo quando a embalagem é reciclável e a que grupo pertence.
Nesse contexto objetivou-se analisar a aplicabilidade de embalagens alimentícias e sua influência quanto à proteção e segurança dos alimentos.
2 REVISÃO DE LITERATURA
A Utilização de recipientes para o armazenamento de alimento não é um processo recente, desde as épocas mais remotas os egípcios já usavam embalagens de barro cozido de argila para exportação de vinho pelo rio Nilo, até da utilização de vidros decorados para guardar seus alimentos. Assim como os chineses que usavam os metais( ouro e prata) para fabricação de recipientes de várias formas e tamanhos.
A medida em que o crescimento industrial foi se expandindo, os recipientes primitivos deram forma a embalagens modernas, com potencial eficazes em diversos aspectos, de modo a se enquadrar nas normas estabelecidas pelos órgãos reesposáveis.
A embalagem é muito importante para a segurança mínima de alimentos, mantendo sue armazenamento seguro, atuando como barreira contra fatores responsáveis pela deterioração química, física e microbiológica.
2.1 CONCEITOS DE EMBALAGEM
Para melhor abordagem é necessário saber o conceito de embalagem:
Embalagem: um recipiente usado para embalar, empacotar, encaixotar, guardar algo(dicionário aurélio).
Embalagem é um recipiente destinado a garantir a conservação, o transporte e o manuseio do alimento (ANVISA- agência de vigilância sanitária, 2010).
2.2 FINALIDADES DAS EMBALAGEM:
Proteger os alimentos contra contaminações ou perdas, servindo de barreira, evitando contato direto. Evita adulterações protegendo
...