Faculdade
Dissertações: Faculdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jessycris • 21/3/2015 • 749 Palavras (3 Páginas) • 197 Visualizações
1. Introdução:
Nessa etapa da ATPS, estudaremos sobre as definições básicas sobre a Estatística e veremos, também, como e quando podemos usar essas definições; para que servem e como utiliza-lás.
Vamos iniciar essa etapa com a idéia de cada integrante do grupo sobre os conceitos da Estatística; essa opinião foi debatida e, ao final, colocamos os nossos conceitos em apenas um único texto.
2. Os Conceitos Introdutórios de Estatística Descritiva.
Por incrível que pareça nos deparamos com a Estatística quase todos os dias como, por exemplo, sobre as pesquisas realizadas sobre a eleição que acontecerá esse ano. A Estatística apresentada pelos jornais é qual intenção de voto da população, qual candidato está na frente e quem está em último lugar. Outro bom exemplo de estatística é as pesquisas realizadas sobre o número de habitantes de uma determinada cidade.
Todas essas informações são apresentadas sobre uma “ESTATÍSTICA”, mais afinal de contas, O QUE É A ESTATÍSTICA?
A Estatística não passa de conjuntos de tabelas de dados numéricas; os especialistas nessa área são chamados de “ESTATÍSTICOS”.
A estatística originou-se com a coleta e construção de tabelas de dados para os governos. A situação evoluiu a esta coleta de dados representada somente um dos aspectos da estatística.
Resumindo, a estatística é a ciência que coleta, organiza, analisa e interpreta dados para a tomada de decisões.
Esses dados são apresentados em forma de gráficos para que possa haver melhor entendimento pelo governo e sua população.
Em outras palavras, a estatística é um conjunto de técnicas que permite, de forma sistemática, organizar, descrever, analisar e interpretar dados oriundos de estudos ou experimentos realizados em qualquer área do conhecimento.
Dentro da estatística existem duas ramificações consideráveis, que são:
• Estatística Descritiva: é o ramo da estatística que envolve a organização, o resumo e a representação dos dados.
• Estatística Inferencial: é o ramo da estatística que envolve o uso de uma amostra para chegar a conclusões sobre uma população. Uma ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
2.1 – Conceitos Básicos:
Dados: conjuntos de informações que constitui o objeto de estudo da estatística.
População (ou universo): conjunto de todos os elementos / valores que pretendem estudar.
Unidade estatística (ou amostral): elemento da população que é objeto de observação.
Variável: característica comum aos elementos da população (cujo valor pode ser diferente de elemento para elemento).
Amostra: subconjunto de elementos extraídos de uma população (conjunto de todas as observações da característica em estudo efetivamente recolhidas).
2.2 – Partes da Estatística:
Dentro da estatística existem algumas partes que são:
• Estatística Descritiva: é a etapa inicial da análise para descrever e resumir dados. A disponibilidade de uma grande quantidade de dados e de métodos computacionais muito eficientes revigorou está área da estatística.
• Estatística Indutiva ou Inferência: é o estudo de técnicas que possibilitam a extrapolação, a um grande conjunto de dados, das informações e conclusões obtidas a partir da amostra.
• Probabilidade: a teoria de probabilidade nos permite descrever os fenômenos aleatórios, ou seja, aqueles em que está presente a incerteza.
2.3 – ESTATÍSTICA DESCRITIVA:
É a ferramenta utilizada para extrair informações resultantes de uma amostra de dados. Primeiramente, é necessário definir os atributos de interesse do estudo que devem ser verificadas. Tais atributos são chamados de variáveis.
2.3.1 – Variáveis qualitativas:
Exemplo 01:
População: Moradores de uma cidade
Variável: cor dos olhos.
Exemplo 02:
População: Peças produzidas por uma máquina.
Variável: Qualidade.
Exemplo 03:
População: Candidatos ao vestibular.
Variável:
...