Falta De Etica Gera Prejuizos As Empresas
Exames: Falta De Etica Gera Prejuizos As Empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dehdeh • 3/5/2013 • 287 Palavras (2 Páginas) • 1.470 Visualizações
Cada dia mais, se vê a importância da ética corporativa nas organizações.
Ela esta englobada num modelo de gestão de ética, importante culturalmente e estrategicamente delas.
Antes de ter a ética corporativa, o indivíduo já nasce com ela. Porém, com o tempo, diante do ambiente externo e as necessidades e desejos, pode mudar.
A maior preocupação da ética corporativa é não ultrapassar os limites de cada um, chamado de código de ética.
O maior erro das empresas é a supervalorização dos fornecedores e clientes externos, pois se esquecem de um dos seus maiores valores: o cliente interno, que são seus colaboradores.
Os gestores de empresas como tal, devem buscar um equilíbrio e implantar as cinco motivações voltadas a Ética, segundo a Universidade da Pensilvânia (EUA):
Com ética, se cria um ambiente saudável;
Problemas com furtos, sabotagens e discriminações, produtos defeituosos, diminuem com o padrão alto de ética;
Desenvolvimento de uma relação de confiança mais estável e lucrativa com seus clientes;
Tem uma imagem sólida e forte no mercado, evitando assim escândalos;
O exemplo escolhido foi ‘’o princípio da transparência no contexto da governança corporativa’’
A transparência em um ambiente corporativo tem tudo a ver com a ética.
Um funcionário sendo transparente, ele será ético, não só com colegas de trabalho, mas sim com a organização e os clientes.
No exemplo escolhido, também esclarece o início dos princípios éticos na organização. Foi na administração cientifica, cujos primeiros passos remontam a Revolução Industrial. Porém, devido à falta de muitos concorrentes, as empresas não levavam a sério a ética.
Com tudo isso, no século XX, houve o auge da ética. Desenvolvido por um trabalho impressionante de Taylor, Fayol, Ford, Sloam, Morgam entre outros
O que ele quer concluir com isso, é que sem clareza, franqueza e transparência, não há ética corporativa decente, correta e limpa.
...