A falta de ética gera prejuízos às empresas
Resenha: A falta de ética gera prejuízos às empresas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunallan • 12/4/2013 • Resenha • 251 Palavras (2 Páginas) • 1.039 Visualizações
A falta de ética gera prejuízos às empresas
A ética é um valor muito importante na formação do caráter de cada indivíduo, não se aprende de um dia para o outro, é um costume que se aprimora com o passar dos anos, guiado por seus princípios e convicções.
Levando a ética para dentro das organizações o assunto se torna mais complexo, pelo fato de ter pessoas com diferentes princípios. Percebemos que existe ética em algumas empresas somente “no papel” pois a prática da mesma esta longe de ser executada, pelo simples fato de não fazer parte da cultura da organização.
Deve-se dar inicio a ética pela direção da empresa, será o suficiente para que todos compreendam e apliquem a ética no dia a dia. É difícil tornar a ética um costume no âmbito corporativo quando a principal preocupação e foco são os lucros, entrando automaticamente em um ciclo vicioso, gerando concentração de poder e normalmente desrespeitando aos princípios da ética.
Temos como exemplo as corporações Enron, a Parmalat e a Arthur Andersen tinham como objetivo somente a arrecadação de recursos financeiros na qual favorecia somente poucas pessoas, os que conduziam os negócios, porém o resultado foi devastador, com multas, condenações e punições, gerando prejuízos irreversíveis.
Após cada decisão haverá um resultado, fracasso ou sucesso, cabe a cada um fazer a sua parte: Praticar a ética em todo sua plenitude, na vida privada e pública, e cobrar do nosso próximo o mesmo comportamento. É por esse caminho que chegaremos a uma sociedade mais justa e próspera.
...