Fenômenos Físicos E Químicos
Trabalho Escolar: Fenômenos Físicos E Químicos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tali1234 • 21/4/2014 • 329 Palavras (2 Páginas) • 289 Visualizações
Os fenômenos físicos são caracterizados por não alterar a natureza do material, ou seja, o material ou substância não perde sua característica estrutural fundamental: a estrutura das suas moléculas. Elas podem se agitar, se desarrumar, porém, não se modificam estruturalmente (FELTRE, 2004, vol 1, p. 61).
Em fenômenos físicos é possível que a substância volte ao seu estado inicial. A mudança de estado físico da matéria é um exemplo de transformação; com o aumento da temperatura da substância, ela passa do estado sólido para o líquido (fusão), do líquido para o gasoso (evaporação, sublimação ou calefação, dependendo da quantidade de calor fornecido e da velocidade com que ocorre). Quando ocorre o aumento de temperatura, as moléculas vão ganhando energia e ficam mais agitadas, ocupando espaço maior e volume menos definido. Ou ocorre o contrário: com a diminuição de temperatura, a substância passa do estado gasoso para o líquido (condensação), e do líquido para o sólido (solidificação). Diminuindo a temperatura, diminui a energia das moléculas, e consequentemente a agitação entre si, assim a substância passa a ocupar um volume menor e mais definido.
Experimento 1
No caso desse experimento, os cristais de iodo, inicialmente de coloração rosa-acinzentada, sublimam quando em contato com o calor. Os vapores de iodo, de cor violeta e odor irritante, ao atingirem a face inferior do vidro de relógio, resfriam-se e re-sublimam.O iodo quando re-sublimado, em contato com vidro de relógio apresentou aspectos acinzentados e brilhantes.
Como não ocorreram transformações na composição química do iodo,não houve a formação de uma nova substância, caracterizando-se a sublimação do iodo como um fenômeno físico apenas.
Experimento 2
Nesse caso, a base (CaCO3), sólido em pó de cor branca, e o ácido H2(SO4), liquido incolor, quando misturados, em um recipiente seco, resultaram em uma transformação química, formando sal CaSO4 e (aq) + 2 H2O(l), o que caracteriza uma reação de neutralização.
Nesse caso, a transformação é classificada como um fenômeno químico, pois houve a formação de outra substância, classificada como sal (CaSO4).
...