Fernanda Delfrate
Trabalho Escolar: Fernanda Delfrate. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: maysa0912 • 5/5/2014 • 712 Palavras (3 Páginas) • 1.077 Visualizações
EDUCAÇÃO A DISTANCIA
A origem da EAD está relacionada às necessidades de preparo profissional e cultural,é uma tendência que cada vez vem ganhando mais força, configura-se como uma nova possibilidade àqueles que, por vários motivos, não podem frequentar um estabelecimento de ensino presencial.a EAD, ao longo do tempo, vem sendo ofertada através de vários meios: correspondência, rádio, televisão e internet; para atender aos mais diversos objetivos: ampliar o acesso à educação em todos os níveis do ensino, formação técnico-profissionalizante, alfabetizar e treinar trabalhadores, promover atividades culturais, capacitar em massa os professores, apoiar as aulas ministradas nos ensinos, fundamental e, médio, expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores. (Desta forma é possível perceber que a EAD surgiu como alternativa para atender às necessidades diversificadas e dinâmicas da educação tendo como suporte os avanços da tecnologia educacional e oferece possibilidades diferenciadas Algumas características da EAD como: a formação permanente, a adaptação, a flexibilidade entre outras proporcionam aos estudantes superação de barreiras existentes nas instituições de educação superior, tais como maior oferta de curso e número de vagas, permanência do indivíduo em seu entorno familiar e profissional, respeito ao ritmo de aprendizagem do indivíduo e construção de autonomia para o estudo, possibilidade de cada usar seus melhores horários. Mas, para que a aprendizagem a distância se efetive, não basta somente contratar mais professores,oferecer materiais de estudo e usar tecnologias sofisticadas. É necessária a existência de um ambiente que favoreça o processo de ensino e gere aprendizagens significativas.
Um processo educativo centrado no aluno significa não apenas a introdução de novas tecnologias na sala de aula, mas principalmente uma reorganização de todo o processo de ensino de modo a promover o desenvolvimento das capacidades de auto-aprendizagem.
O sonho de todo professor em qualquer modalidade e nível de ensino é ter um aluno autônomo. Quando se trata de educação a distância, esse sonho precisa ser, necessariamente, compartilhado e desejado também pelo aluno, e quando existe o desejo de aprender, ele inventa suas estratégias, para tornar o aprendizado mais produtivo, rápido, eficiente e prazeroso e isso ocorre apesar da ausência do contato face a face com um professor, como no ensino presencial.
A aprendizagem é parte da vida. Aprendemos no processo das nossas vivências e das experiências do cotidiano. Nas relações sociais, aprende-se muito por meio de terceiros, mas ninguém aprende no lugar do outro. Nesse sentido, a aprendizagem é uma experiência bastante solitária. É preciso, pois, aprender como se estuda e se aprende a distância. É preciso gostar de estudar e de pesquisar. Descobrir que essas coisas são importantes não só agora, mas no seu projeto de vida como um todo. Muito do sucesso da sua aprendizagem depende de si próprio: da sua determinação, organização, motivação, compromisso e esforço pessoal.
Por aprendizagem autônoma entende-se um processo de ensino e aprendizagem centrado no aprendente, cujas experiências são aproveitadas como recurso, e no qual o professor deve assumir-se como recurso do aprendente,
...