Fertilizante
Tese: Fertilizante. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Vitu • 17/3/2014 • Tese • 396 Palavras (2 Páginas) • 420 Visualizações
O que são fertilizantes?
Os fertilizantes são compostos orgânicos ou inorgânicos utilizados para repor os nutrientes essenciais ao desenvolvimento vegetal. Alguns nutrientes são necessários aos vegetais em menores quantidades e por isso são denominados micronutrientes, como é o caso do ferro, zinco, boro, manganês, cobalto, molibdênio, etc. Outros nutrientes são necessários em maiores quantidades, são os macronutrientes: nitrogênio, potássio, hidrogênio, carbono, oxigênio, cálcio, enxofre, fósforo e magnésio.
O carbono, o oxigênio e o hidrogênio estão plenamente disponíveis na natureza e podem ser absorvidos facilmente pelas vegetais, por isso, praticamente não são fornecidos por meio de fertilizantes. Já os demais macronutrientes, embora sejam abundantes no meio ambiente, têm sua assimilação dificultada e, em alguns casos, devem ser fornecidos artificialmente, como ocorre, em especial, com o nitrogênio, o fósforo e o potássio.
A grande maioria dos fertilizantes agrícolas é composta por esses três elementos combinados. O nitrogênio atua na formação das proteínas indispensáveis à formação do caule e da raiz; o fósforo acelera o crescimento e o amadurecimento dos frutos; já o potássio participa da defesa contra doenças e do desenvolvimento das sementes.
Fertilizantes a base de nitrogênio
FERTILIZANTE DE NITROGÊNIO, Um polímero de uréia-formaldeído em partículas de liberação lenta útil como fertilizante para intensificar o fornecimento prolongado de nitrogênio necessário para desenvolvimento e crescimento da planta e um fertilizante granular preparado com o polímero de uréia formaldeído em partículas. Os fertilizantes a base de nitrogênio são para deixar a terra mais rica em nutrientes. O famoso NPK (nitrogênio, potássio, fósforo) tem suas porções certas para suprir cada necessidade dos vários tipos de terra. Os mais famosos são o 101010e041408, mas em quantidades moderadas, senão a química mata as raízes.
“FERTILIZANTE NITROGENADO CONTENDO NITROGÊNIO URÉICO, NÍTRICO, AMONIACAL E ORGÂNICO, DE SOLUBILIDADE GRADUAL E NITRIFICAÇÃO PROGRESSIVA, E, PROCESSO DE OBTENÇÃO DO MESMO” As características de solubilidade gradual e nitrificação progressiva são obtidos ao se colocar em contato o fertilizante nitrogenado associado físico-quimicamente com um silicato e/ou um sulfato inorgânico, o que permite a liberação gradual das diferentes formas de nitrogênio, tanto pela ação de adsorção-absorção dos silicatos, como pelo aparecimento de uma membrana orgânica insolúvel formada pelo sulfato cálcico. O processo de obtenção se baseia em misturar, em um reator-misturador, uréia, sulfato amoníaco e um silicato, acrescentando depois uma fonte de ânion nitrato (NO~ 3~^ -^), mantendo a reação sob um sistema de aspiração eficaz, para acrescentar finalmente uma fonte de nitrogênio orgânico.
...