Historico Fertilizantes Brasil
Monografias: Historico Fertilizantes Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eliassantanna • 14/6/2013 • 276 Palavras (2 Páginas) • 653 Visualizações
HISTÓRICO DA INDÚSTRIA DE FERTILIZANTES NO BRASIL
De acordo com Dias e Fernandes (2006), as primeiras fábricas de fertilizantes no Brasil surgiram na década de 40, do século passado, com o processo de industrialização do País. Essas fábricas dedicavam-se exclusivamente à mistura NPK, com base em fertilizantes simples importados. As primeiras unidades foram instaladas próximas a portos marítimos, como Cubatão (SP) e Rio Grande (RS).
Algumas das grandes empresas do setor já atuavam no mercado no fim da década de 40 e início da década de 50. As importações atendiam à demanda interna de matérias-primas para fertilizantes até o início da década de 60, pois a produção local restringia-se à exploração de uma mina de fosfato descoberta na década de 40, no Estado de São Paulo, às unidades de amônia, ácido nítrico, nitrato de amônio e nitrocálcio da Petrobras e à atuação de alguns produtores pioneiros de superfosfato simples.
Em 1971, teve início a utilização no País do gás natural como matériaprima para a produção de amônia e uréia. A primeira fábrica, localizada em Camaçari (BA), deu origem à Nitrofertil, hoje Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados da Petrobras (Fafen). Posteriormente, com a construção de outra unidade da Fafen em Laranjeiras (SE), consolidou-se a indústria de fertilizantes nitrogenados no País, também tendo como insumo básico o gás natural.
A partir dessa época, a demanda de fertilizantes teve considerável aumento, embora limitada pela necessidade de importações adicionais a custos crescentes. Por causa dessa situação, criou-se o 1º Programa Nacional de Fertilizantes e Calcário Agrícola (PNFCA), que vigorou entre 1974 e 1980, com o objetivo maior de ampliar e modernizar a indústria de fertilizantes e calcário agrícola.
...