Ficha Destque - Modelo
Casos: Ficha Destque - Modelo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rrmalagoli • 5/12/2013 • 1.309 Palavras (6 Páginas) • 607 Visualizações
UNIVALI – UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ
“FICHAMENTO DESTAQUES/REFERENTE DE OBRA CIENTÍFICA”
1. NOME COMPLETO DO AUTOR DO FICHAMENTO:
RICARDO RAFAEL MALAGOLI
2. OBRA/ARTIGO/ENSAIO EM FICHAMENTO:
Universidade do Vale do Itajaí, Produção acadêmico-científica: a pesquisa e o ensaio. – Itajaí : [Universidade do Vale do Itajaí], 2011.
133 f. – (Caderno de ensino. Formação continuada. Ensino Superior ; Ano 7, n.9), p.11-30.
3. ESPECIFICAÇÃO DO REFERENTE UTILIZADO:
A transcrição dos pontos mais importantes da obra fichada, após a realização da sua leitura, para o auxilio na elaboração do TIC.
4. DESTAQUES CONFORME O REFERENTE:
4.1 “A ciência e sua criação mais exitosa, a tecnologia, verdadeiros símbolos do Século XX, conquistaram corações e mentes com a idéia de sua capacidade inquestionável de encontrar a solução mais correta e adequada para resolver todo e qualquer problema. [...] a produção científica e tecnológica nas mais variadas áreas do conhecimento – e nas últimas décadas nas áreas da genética, da informática e computação, da robótica e automação, entre outras – gera em todo planeta grandes transformações de difícil dimensionamento [...].
Embora dificilmente possa ser imaginado um mundo sem todo o aparato já criado pela ciência e tecnologia, muitas pessoas notadamente mais jovens, [...], começam a ter sua confiança na geração de tecnologias abalada por fatos como os ocorridos, no início de 2011, em usinas atômicas do Japão.
[...] a perspectiva crítica, não ingênua, [...] deve ser estimulada pela formação de nível superior promovida pela Univali, [...] valores a produção e uso da tecnologia a serviço da humanização.” (p.11).
4.2 “Assim, a aproximação do acadêmico de conceitos e procedimentos próprios da ciência [...], contribui para um dos principais objetivos da formação universitária: a necessidade de compreender a complexidade do mundo contemporâneo [...] e se inserir como cidadão e como profissional, e serve a dois propósitos: - O primeiro propósito é o de consumir pesquisa de modo esclarecido, crítico [...], o segundo propósito é o de fazer pesquisa, [...].” (p. 11).
4.3 “Pesquisar [...] significa procurar, fazer uma busca diligente, examinar, inquirir, indagar.
Pesquisa, atividade básica das Ciências, diz Minayo (2000, p23), é “[...] uma atividade de aproximação sucessiva da realidade que nunca se esgota, fazendo uma combinação particular entre teoria e dados”.
São características da pesquisa científica a sistematização de seus procedimentos, a utilização de métodos próprios e de técnicas específicas, assim como a busca de um conhecimento, cuja referência é a realidade empírica (RUDIO, 1986).
Finalidades da pesquisa: Resolver problemas [...]. Formular teorias [...]. Testar teorias [...].
Toda pesquisa, por ser um procedimento sistematizado, controlado e crítico, que se vale de métodos próprios e de técnicas específicas, requer um planejamento cuidadoso.
Planejamento [...], é uma atividade de preparação de uma de uma determinada ação, de um conjunto de procedimentos visando à realização de algo.
O Projeto [...], é um instrumento de planejamento. [...] possibilita a previsão e o traçado de procedimentos, de instrumentos e de ações que se desenrolarão no decorrer da pesquisa. ” (p. 13-14).
4.4 “O passo inicial do processo de elaboração de um projeto de pesquisa consiste na escolha do assunto ou tema da pesquisa [...]. A busca de respostas para duas perguntas pode orientar a escolha do tema: Que assunto tenho interesse em pesquisar? Que temas precisam/devem ser pesquisados?
[...] principais fatores internos ou pessoais:
- interesse pessoal: quanto for maior o gosto de pesquisador [...] maior prazer terá lhe trará a atividade de pesquisa;
- os limites de sua capacidade – [...] o assunto está compreendido em sua área de formação e julga qualificação intelectual para pesquisá-lo com êxito;
- o tempo disponível que o pesquisador terá para os trabalhos da pesquisa.
[...] (temas que precisam/devem ser pesquisados) tem a ver com fatores externos ou sociais:
- o significado [...];
- o tempo fixado para a conclusão da pesquisa [...];
- a existência de fontes de consulta sobre dados [...], bem como a disponibilidade ou acessibilidade das fontes para pesquisar.
Para orientar a escolha de um tema, o pesquisador pode considerar as cinco fontes de idéias para a pesquisa descritas por Cozby (2003, p 31-37): - sendo comum [...]; observação do mundo a nosso redor [...]; teorias [...]; pesquisas anteriores [...]; problemas práticos [...].
Para que a etapa de escolha do tema de pesquisa seja produtiva, o pesquisador (principalmente o iniciante) pode se beneficiar tanto de discussões sobre o tema com os colegas e/ou com seu professor orientador, como da leitura de obras sobre o assunto, localizados mediante levantamento bibliográfico.
[...], o levantamento bibliográfico implica a leitura das principais obras, artigos ou relatórios e o exame dos diversos materiais localizados, atividade indispensável [...] a delimitação do tema e a formulação do problema da pesquisa. ” (p.16 – 17).
4.5 “Ter um tema, portanto, não basta para se iniciar um projeto de pesquisa. É necessário especificar, definir, delimitar o tema, pois, como tal, ele não é ainda um objeto de estudo.
Estando o tema escolhido, o pesquisador deve delimitá-lo [...].
Passos iniciais da elaboração do projeto de pesquisa:
-
...