Filme Justo
Resenha: Filme Justo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: camilla1324 • 12/7/2014 • Resenha • 261 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
O filme é melhor conhecido pelos seus trinta primeiros minutos. Justo: é onde se concentram as críticas mais óbvias e as melhores situações, com as desventuras de Carlito – agora não mais um vagabundo, mas um operário profundamente azarado – em sua fábrica e na prisão. O forte elemento satírico aproxima “Tempo Modernos” da veia de “O Grande Ditador”, deixando a dúvida de qual seria o mais engajado em sua mensagem. Se neste último temos os discursos macarrônicos do pseudo-Hitler de Chaplin, ou suas danças com o globo terrestre ou suas disputas com o Benzito Napaloni para ver quem é o ditador mais opulento, em “Tempos Modernos” nós temos a comparação dos trabalhadores modernos com um gado, sua alienação pelo processo repetitivo de fabricação e uma prisão que se revela melhor do que a vida “livre”.
haplin não deseja ser sutil; mesmo para os padrões atuais, a forma com que ele entrega o discurso é bem direta . Há espaço, sim, para o humor slapsticke o teatral, com os quais ele fizera fama, mas desconfio que o uso deste humor tão aparentemente inocente tenha servido apenas para acentuar o grito do autor contra a sociedade industrial que se formava. Coisas cruéis, quando retratadas por uma ótica inocente, se tornam ainda mais perturbadoras. Note-se também que Chaplin não foi o único grande cineasta a expressar descontentamento contra essa sociedade; Orson Welles, com “Soberba”, lançara uma luz trágica, nos melhores moldes shakespearianos, sobre a ascensão da indústria, que condenava ao esquecimento as aristocracias rurais e o bucolismo das pequenas cidades e suas calmas vizinhanças.
...