Filosofia Da Educação
Trabalho Universitário: Filosofia Da Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: van_oliveira • 6/11/2013 • 499 Palavras (2 Páginas) • 359 Visualizações
Etapa 1 – A Relevância da Filosofia na Educação e na Escola.
A Filosofia nos leva pensar, refletir, raciocinar e, assim, despertar critica e, nos ajuda a construir uma nova visão de sociedade, onde entendemos que a educação é a principal responsável pelas transformações da mesma.
Pois Segundo Short a de um ponto de vista geral, a filosofia é uma narrativa de desbanalização do banal. De um ponto de vista específico, ela é uma investigação que lida com os mecanismos que nos fazem tomar o aparente pelo real.
Tudo que vemos e que outros vêem todos os dias se torna simples e comum e às vezes esquecemo-nos de pensar, questionar se aquilo que vemos deveria está como está ou poderíamos mudar, ou seja, se aquilo é uma verdade ou estamos banalizando. O Filosofo vê o que todos vêem todos os dias, mas ele diferente de nós, pensa, questiona se aquilo que está vendo deveria realmente está ali ou não.
Por isso educação e a filosofia precisam andar sempre juntas, não podemos falar da educação sem falar da filosofia, vivenciamos a filosofia no nosso dia a dia.
Desde a antiguidade o Homem preocupou-se em buscar respostas para si mesmo e para o mundo que se volta para ele. Encontrar essas soluções era significativo. Nos tempos antigos, na era de Pitágoras, Homero, Sócrates realizavam leituras e palestras expressando seu modo de pensar.
Percorrendo o caminho do tempo, chegando aos confins de hoje, o buscar de respostas para o homem se inicia na Escola, exercitando o aluno a trabalhar com sua mente, ou seja, o homem é levado a pensar desde sua infância. Deste modo, o pensar tem situado na história com ferramenta indispensável par ao Homem.
Se a filosofia é o exercício do pensar, de buscar a verdade, ou etimologicamente falando, “amigo da sabedoria”, ela é necessária para a Educação. Pois na Educação que o saber se eleva, se constrói. Se o modo de explorar a realidade desde a antiguidade foi pelo meio da reflexão, do pensamento, hoje não é diferente.
Conclui-se então que a filosofia o papel mais importante e a base da filosofia é o de tornar cada um de nós um ser inconformado e critico com o que lhe parece ser banal, é despertar dentro de si, o desejo de construir seu próprio pensamento e suas próprias conclusões sobre o meio e a realidade a qual vive.
Pois a filosofia não é um mundo fechado, pronto imperfeito, mas um mundo aberto, em pleno desenvolvimento. (COTRIM, 1992).
E assim, percebemos tamanha importância que a filosofia possui para com a educação, pois a educação é a principal responsável pela transformação da sociedade e que necessita formar cidadãos críticos e informados, o que é muito importante na filosofia, pois um ser não filósofo também pode se considerar um ser não social.
Então, é o papel de escola desde cedo influenciar na vida do ser humano, tentando ensinar a cada um a questionar, pensar e agir ao que lhe é imposto, para fazer parte de uma sociedade livre.
Referencias:
http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_31666/artigo_sobre_a_importancia_da_filosofia_para_a_educacao.
...