Filosofia E Seus Conceitos
Artigo: Filosofia E Seus Conceitos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mceciliass • 20/10/2014 • 512 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
1- A palavra crítica pode possuir três sentidos distintos: capacidade para julgar, discernir e decidir corretamente; exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré- julgamento; atividade de examinar e avaliar detalhadamente uma ideia, um valor, um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica.
2- A atitude filosófica caracteriza-se a partir do momento que a pessoa deixa de aceitar as coisas por considerá-las óbvias, e passa a questionar a veracidade e até a existência delas. Nesse ponto, ela se distancia da vida cotidiana e de si mesmo, passando a adotar uma postura de questionamento - uma atitude filosófica.
3 - A filosofia aparece nos momentos em que se abandona as certeza cotidianas e não se dispõe de nada pará substituí - las ou para preencher as lacunas deixadas. É o momento em que a realidade se torna estranha, enigmática, incompreensível, em um momento instabilidade. Pois são nestes momentos em que aparece a necessidade de fundamentação das ideias, discursos e práticas, ou seja, nos momentos de crise.
4 -Inicialmente, a sociedade não encontra função prática na filosofia. Porém quando se atenta para analisar que os conhecimentos utilizados na ciência partem de pressupostos filosóficos tem-se uma noção do poder que a indagação tem. Muitos afirmam, ainda, que para dar sentido à filosofia tem se que delimitar uma função específica e racional a ela por exemplo ensinar moral e ética.
5-Três são as perguntas filosóficas iniciais: o que é (uma coisa, valor, a significação de algo); como é (a estrutura ou o sistema de relações que constitui a realidade de algo); por que é (o motivo da existência de algo).
6-Reflexão filosófica é o movimento pelo qual o pensamento examina o que é pensado por ele, volta-se para si mesmo ou pensa-se para si. Isto é, é auto-avaliante, é conhecer o próprio pensamento.
7-Organiza-se em três conjuntos de perguntas:
-"Por que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que Fazemos? ". Ou seja, quais os motivos, razões e causas para que isso ocorra.
- "O que queremos pensar quando pensamos, dizer quando falamos e fazer quando agimos? ". Isto é, qual o conteúdo ou sentido dessas ações.
- "Para que pensamos o que pensamos, dizemos o que dizemos e fazemos o que Fazemos? ". Qual a intenção ou finalidade das ações.
8- A atitude filosófica, com os três questionamentos "O que, por que e como é" se dirige ao mundo que nos rodeia, aos seres humanos e a sua relação. É querer saber a essência, significação e finalidade de todas as coisas. É um saber sobre a realidade exterior ao pensamento.
A reflexão filosófica, baseada nas três perguntas abordadas na questão acima, se dirige ao pensamento, à linguagem e à ação. É um saber do homem como ser pensante e agente, sobre o interior dele.
9- Significa dizer que as indagações da atitude filosófica e da reflexão filosófica não são realizadas meramente ao acasoacaso. São feitas de modo sistemático, ligadas por relações de concordância interna, com questões precisas e rigorosas. Não estando ao mero deleite do filósofo.
10-
...