Filosofia parigdima
Por: lucas pereira • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 407 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
A crise do paradigma dominante
A crise do paradigma dominante foi motivada por quatro condições teóricas que foram fundamentais para sua geração por condições sociais: que foi a relatividade da simultaneidade, o questionamento do rigor matemático, a mecânica quântica e a irreversibilidade dos sistemas abertos que entre a epistemologia origina uma grande reflexão de acordo com o conhecimento cientifico, pois na visão de Boaventura a crise do paradigma dominante da ciência é completamente intensa e assim acaba se tornando uma superioridade de condições teóricas e sociais. Para Boaventura (2006.p 41) “A crise do paradigma dominante é o resultado intercativo de uma pluralidade de condições [...]”.
Antecedentes o paradigma dominante
http://www.ims.uerj.br/ccaps/wp-content/uploads/2011/11/DiscursoSobreCiencia_Ficha1.pdf
Características do paradigma emergente
O paradigma emergente profere sobre o conhecimento em fator do paradigma que sobretroe para a vida de uma pessoa decente. Na primeira parte expõe sobre todo o conhecimento cientifico- natural e cientifico-social, retratando sobre a ciência natural e a ciência social e a distinção dessas ciências que no texto relata que deixou de ter sentindo e proficuidade, pois quando o conhecimento tende a ser conhecimento ele não se torna dualista essas distinções são como a natureza e cultura, a mente e matéria, animal e pessoa e por assim em diante. Na segunda parte todo conhecimento é local e total há uma grande indagação sobre o conhecimento total e uma censura sobre a disciplinarização do conhecimento cientifico. Na terceira parte todo conhecimento é autoconhecimento adota que o objeto é como extensão para o sujeito por vários meios, que assim classifica que todo o conhecimento cientifico é um autoconhecimento , pois ele afirma que a ciência praticamente não descobre pois sim ela cria, e assim todo a explicação dos fenômenos científicos é a auto justificação dessa ciencia.Na quarta parte todo o conhecimento cientifico visa constituir- se em senso comum almeja em que a ciência pós-moderna é um grande salto entre o conhecimento cientifico e o conhecimento do senso comum, Boaventura vem afirmando também nessa parte que nenhuma forma em si mesma o conhecimento é racional demostrado diolagar entre outras fontes de conhecimento para que se possa penetrar entre elas.
Conclusão
O autor retrata muitos questionamentos sobre a ciência e para que serve, a respeito das necessidades e a verdade das coisas simples em fazer questionamentos de uma simples forma ,apresentando alguns modelos de racionalidade no paradigma dominante que se constitui sobre a revolução cientifica (sobre o paradigma dominante).
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