Finalidade da Contabilidade
Seminário: Finalidade da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: liamarasantos • 20/4/2014 • Seminário • 318 Palavras (2 Páginas) • 169 Visualizações
O Objetivo da Contabilidade
Contabilidade: visa o provimento de demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade aos seus usuários. Organiza dados, técnicas de acumulação, ajustes e emissões de relatórios.
Usuário: pessoa física ou jurídica com interesse na avaliação da situação e evolução de uma entidade. Usuários secundários são os administradores da entidade e o Fisco.
Informação de natureza econômica: demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio.
Informação de natureza financeira: fluxos de caixa, capital de giro, etc.
Informação de natureza física: quantidades geradas de produto ou serviços, número de depositantes num banco, número de clientes numa empresa, número de funcionários numa empresa.
Informação de natureza de produtividade: receita bruta per capita, depósitos por cliente, etc.
Objetivo principal da contabilidade: permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da entidade e possam inferir sobre as tendências futuras da mesma.Os objetivos da contabilidade devem contribuir à tomada de decisões.
Para tal, devem ser observados dois pontos:
1. As empresas devem divulgar todas as informações que contribuem para a avaliação de sua situação patrimonial e de resultados.
2. A contabilidade tem íntimo relacionamento do com os aspectos jurídicos os quais, muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica.
A não utilização da informação contábil resulta em: deficiências na estrutura do modelo informativo; limitações do próprio usuário; baixa credibilidade por parte dos usuários; linguagem inadequada nas demonstrações contábeis.
A contabilidade é uma ciência social no que se refere às suas finalidades. Quanto as finalidades é social, uma vez que por suas avaliações do progresso das entidades, permite conhecer-se a posição de rentabilidade e financeira, e de forma indireta auxilia os acionistas, tomadores de decisões, investidores a aumentar a riqueza da entidade.
Como metodologia, é parcialmente social,uma vez que seus critérios de avaliação envolvem muitas vezes subjetividade e incerteza, oriundas do próprio ambiente social e econômico no qual as entidades estão operando.
É parcialmente quantitativa, por materializar-se através da equação patrimonial básica (ATIVO = PASSIVO + PATRIMÔNIO LÍQUIDO).
...