Financas Empresarias
Dissertações: Financas Empresarias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DLFHP • 7/5/2014 • 1.410 Palavras (6 Páginas) • 408 Visualizações
operações, com base em uma eficiência razoável.
O orçamento tem vários usos, geralmente ligados a área de finanças e economia.
O orçamento é, neste sentido a quantidade de dinheiro estimada necessária para atender as certas despesas, sejam estas despesas de uma empresa, organização, família.
2 as vantagens do orçamento para organização
o competitivo ambiente de negócios de hoje, destacam-se em particular os profissionais da área contábil-financeira que vêem os orçamentos como poderosa ferramenta capaz de levá-los a alcançar não apenas os objetivos de suas empresas.
Um sistema de planejamento global é um conjunto de planos e políticas que, formalmente estabelecidos e expressos em resultados financeiros, permite à administração conhecer os resultados operacionais da empresa e, em seguida, executar os acompanhamentos necessários para que esses resultados sejam alcançados e os possíveis desvios sejam analisados, avaliados e corrigidos.
3 principais tipos de orçamento
1 Orçamento Estático: focada nos resultados de um único plano, uma única atividade, uma vez que ele é elaborado ele não muda.
2 Orçamento Flexível: Serve para auxiliar a empresa a calcular sua capacidade e assim prever seus custos para vários níveis de atividades. O orçamento flexível somente torna-se eficaz quando a empresa consegue calcular o que cada empregado produz o que cada máquina ou computador produz e o que cada metro quadrado a fábrica produz, assim os gestores conseguem se preparar para o inesperado
3 Orçamento Rolling ou Contínuo: Analisar naquele período que foi elaborado o orçamento, o que deu certo e o que deu errado e assim projetar um novo orçamento a fim de diferenciar o que deu errado, contudo analisar detalhadamente as receitas e as despesas para ter base para a elaboração do período futuro. O orçamento contínuo cobre em torno de 12 meses, sendo que se pode revisá-lo mensalmente, trimestralmente e semestralmente.
4 Orçamento Ajustado: O objetivo é a organização obter uma saída, uma alternativa conforme o planejamento da quantidade da fabricação e vendas ou de outras variáveis. O orçamento fica modificado a partir do orçamento inicial.
5 Orçamento Base Zero (OBZ): É examinar o custo-benefício ou análise de evolução de todos os processos, projetos e atividades, iniciando da estaca zero, foco nos objetivos e metas dos gestores para uma estimativa de vendas, fabricação e outras peças orçamentárias.
6 Controle Matricial: Serve para controlar os custos da organização, de tal forma como é chamada, matricial, que são analisados o orçamento através de linhas e colunas, para assim estar mais preparada para o mercado competitivo.
7 Orçamento Beyond Budgeting: Criar um ambiente de trabalho favorável, com autogerenciamento e uma cultura organizacional vinculado com responsabilidade, fornecendo assim uma cadeia de motivação, produtividade e melhor atendimento aos clientes da empresa, isso requer liderança e visão
orçamento mestre e sua divisão
1 conceito de orçamento mestre e sua divisão
Por orçamento mestre atende-se aquele que abrange todas as atividades da empresa, servindo como parâmetro para elaboração de todas as previsões da organização. Ele pode ser dividido em duas partes: orçamento operacional e orçamento financeiro.
Como orçamento operacional entende-se aquele que tem por objetivo descrever todos os resultados das atividades operacionais da empresa, de forma detalhada. O orçamento financeiro, por sua vez, demonstra as entradas e saídas de caixa provenientes das atividades operacionais desenvolvidas.
2 QUEM UTILIZA O ORÇAMENTO MESTRE
Orçamentos são ferramentas usadas tanto por pessoas físicas e jurídicas para a previsão das receitas e despesas de um determinado período de tempo, geralmente são feitos para um ano de prazo. O orçamento é um documento que permite definir as prioridades e avaliar a realização dos objetivos.
Para sua melhor compreensão e controle, os orçamentos são classificados em contas que os integram para criar um sistema de informação confiável e uma ferramenta que irá ganhar uma vantagem sustentável, otimização de processos e agilizar as operações.
orçamento operacional e Financeiro
4.1 Conceito de Orçamento Operacional e contextualização
O orçamento das despesas operacionais é constituído pelas despesas administrativas, vendas, tributárias e financeiras, entre todos os gastos do período menos os custos de produção.
O orçamento dessas despesas é importante para o desenvolvimento das suas atividades, como também para o controle administrativo.
Moreira (1992) cita que o estudo sobre orçamento, segundo autores, nasceu nos anos 20 do século passado como uma ferramenta de gestão de custos. Grandes corporações adotaram de imediato o sistema que estabelecia metas fixas e planejamento contábil para o futuro. Posteriormente esse sistema foi aperfeiçoado por Henry Ford, que trabalhava para primeiro produzir bens grande quantidade para depois se preocupar com a venda. Para aquela época era uma maneira simples e eficaz de programar operações e controlar desempenho de funcionários e departamentos.
Como aparecimento da administração cientifica houve um grande avanço na aplicação do orçamento empresarial.
4.2 CONCEITO DE ORÇAMENTO E FINANCEIRO E CONTEXTUALIZAÇÃO
Orçamento Financeiro torna-se muito importante para as empresas, já que é a partir dela que são executadas as transações financeiras, é estabelecida a taxa de crescimento, e feito a previsão de quanto se irá "ganhar e gastar". Isso acontece, porque as empresas não podem trabalhar na base do improviso, tudo deve ser planejado antes de ser executado.
Orçamento
...