"Finanças Corporativas - Sua Importância Nos Processos Gerenciais Organizacionais
Artigos Científicos: "Finanças Corporativas - Sua Importância Nos Processos Gerenciais Organizacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelbibi • 27/5/2014 • 1.655 Palavras (7 Páginas) • 649 Visualizações
“Finanças Corporativas –
sua Importância nos Processos Gerenciais Organizacionais
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO..........................................................................................................6
2 DESENVOLVIMENTO........................................................................................................7
3 CONTABILIDADE...............................................................................................................8
4 GESTÃO FINANCEIRA.................................................................................9,10,11
5 MATEMÁTICA FINANCEIRA.................................................................................12
6 CONCLUSÃO.........................................................................................................13
REFERÊNCIAS..........................................................................................................14
1 INTRODUÇÃO
Introdução
As finanças corporativas abrangem todas as decisões da empresa que tenham implicações financeiras, não importando que área funcional reinvidique responsabilidade sobre ela. O texto a seguir convida o leitor a reunir teoria básica para decidir onde investir o capital (a decisão sobre investimentos), onde buscar fundos para um financiamento ou o quanto retornar aos proprietários da empresa sob a forma de decisão sobre dividendos. Ao longo texto é abordado os princípios financeiros, com o foco na aplicação de teorias e na minimização dos inevitáveis compromissos envolvidos.
2.0-Desenvolvimento
2.1 Finanças Corporativas - Sua Importância nos Processos Gerenciais Organizacionais.
1-
A- Sem dúvida a contabilidade é uma ferramenta indispensável na gestão empresarial. Ela não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos.
Cálculos contábeis se bem utilizados, são dados que podem ser a diferença entre decisões de sucesso e falência iminente, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ousada.
A contabilidade Gerencial tem por objetivo, facilitar o planejamento, controle, avaliação de desempenho e auxiliar a tomada de decisão. Elaborar planos administrativos e instrumentos de apoio ás funções, focando a avaliação de resultados, Auxiliar no gerenciamento de departamento, enxergar e corrigir problemas, ajudar a empresa a crescer e gerar lucros e diminuir o risco da mortalidade empresarial.
Dados vindos da contabilidade podem ser empregados na gestão da empresa nos seguintes quadros: planejamento e projeção do fluxo de caixa, desempenho e elaboração do orçamento. O "debitar" e "creditar" é coisa do passado, mesmo porque os bons sistemas informatizados já fazem isso.
B- Demonstrações Contábeis são o conjunto de informações que devem ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76. e representa a prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo Relatório da Administração, as Demonstrações Contábeis e as notas explicativas que as acompanham, o Parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o Parecer do Conselho fiscal (caso existir).
Algumas das principais Demonstrações Contábeis são:
Balanço patrimonial (BP)- É uma demonstração contábil que tem por objetivo mostrar a situação financeira e patrimonial da organização numa determinada data, Representando, portanto, uma posição estática da mesma. O Balanço apresenta os Ativos (bens e direitos) e Passivos (exigibilidades e obrigações) e o Patrimônio Líquido, que é resultante da diferença entre o total de ativos e passivos.
Demonstração do resultado do exercício (DRE) - Destina-se a evidenciar a formação de resultado líquido do exercício, diante do confronto das receitas, custos e despesas apuradas segundo o regime de competência, a DRE oferece uma síntese econômica dos resultados operacionais da organização em certo período. Embora sejam elaboradas anualmente para fins de divulgação, em geral são feitas mensalmente pela administração e trimestralmente para fins fiscais. A DRE, pode ser utilizada como indicadores de auxílio a decisões financeiras.
Demonstrações de Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) e de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA) - No Brasil, a Lei das Sociedades por Ações aceita tanto a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, quanto à de Lucros ou Prejuízos Acumulados, sendo que a primeira é a mais completa, contendo, inclusive, uma coluna com os dados da segunda. A segunda, sendo obrigatória, pode ser substituída pela primeira. A DMPL evidencia a mutação do Patrimônio Líquido em termos globais (novas integralizações de capital, resultado do exercício, ajustes de exercícios anteriores, dividendos, reavaliações, etc.) e em termos de mutações internas (no caso de prejuízo incorporações de reservas ao capital, no caso de lucro transferências de lucros acumulados para reservas, entre outras). Já a DLPA evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido.
A- Os principais objetivos da administração financeira são manusear da melhor forma possível os recursos financeiros e otimizar o máximo que se puder o valor agregado dos produtos e serviços da empresa, a fim de se ter uma posição competitiva diante de um mercado repleto de concorrência, proporcionando, deste modo, o retorno positivo a tudo o que foi investido para a realização das atividades da mesma, estabelecendo crescimento financeiro e satisfação aos investidores. Levando em conta, os objetivos dos acionistas e donos da empresa, desenvolvimento e prosperidade da empresa, de seus proprietários, sócios,
...