Fisica III O Eletroscopio De Folhas
Dissertações: Fisica III O Eletroscopio De Folhas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gemenson1978 • 7/4/2014 • 345 Palavras (2 Páginas) • 1.802 Visualizações
FISÍCA III
Experimento I
O princípio do funcionamento do eletroscópio de folhas e a distribuição de cargas em um condutor.
Objetivos
Os objetivos deste experimento são de descrever o funcionamento do eletroscópio de folas, reconhecer que as cargas elétricas (estáticas) se distribuem na superfície externa do condutor e descrever o motivo desta distribuição de cargas.
Material utilizado
Montagem experimental
Metodologia
Inicialmente citamos as três partículas fundamentais do átomo elétrons (carga negativa), prótons (carga positiva) e nêutron (não possui carga) e explicamos que a carga elétrica é uma propriedade fundamental da física que determina as interações eletromagnéticas e expressamos as lei de Coulomb que estabelece que "a força de atração ou repulsão entre dois corpos carregados é diretamente proporcional ao produto de suas cargas e inversamente proporcional ao quadrado da distância". Após algumas explicações teóricas ligamos o aparelho por alguns instantes e observamos que há uma distribuição de cargas negativa da esfera para a lâmina ou da lâmina para esfera e quando encostamos o bastão de teste na esfera do gerador ela é descarregada, também comparamos que ao atritarmos dois corpos de substâncias diferentes, inicialmente neutros, haverá a transferência de elétrons de um para o outro, de modo que um estará cedendo elétrons, ficando eletrizado positivamente, ao passo que o outro estará recebendo elétrons ficando eletrizado negativamente. E na indução dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo eletricamente neutro, são colocados próximos um do outro sem haver contato.
Conclusão
Neste experimento realizamos algumas observações teóricas relacionadas as partículas fundamentais do átomo, conceito de carga elétrica e a lei de Coulomb, observamos que o eletroscópio de folhas é um aparelho que se destina a indicar a existência de cargas elétricas, ou seja, identificar se um corpo está eletrizado. Quando dizemos que um corpo está “carregado”, isso significa que ele tem um desequilíbrio de cargas, apesar de a carga resultante geralmente representar apenas uma minúscula fração da carga total positiva ou negativa contida no corpo. Existem, no entanto, três formas de se eletrizar um objeto: atrito, contato e indução, embora só tenhamos comparado a eletrização por atrito e por indução.
...