TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fisioterapia Neurologica

Artigos Científicos: Fisioterapia Neurologica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  506 Palavras (3 Páginas)  •  363 Visualizações

Página 1 de 3

A fisioterapia em pacientes neurologicos adultos tem um papel fundamental na reabilitação, adaptação e interação dos mesmos á sua condição de saúde. Nossas metas são traçadas com base em uma avaliação fisioterapêutica detalhada, na doença de base do individuo e nas condições favoráveis ou não do ambiente em que vive. O atendimento é extensivo desde ao hospital até a casa do paciente e aos locais que ele geralmente frequenta (escola, trabalho, parques, seu bairro...). Isto porque dependendo da doença eurologica que ele apresenta, é muito importante e interessante este vínculo para que as devidas observações e adaptações sejam realizadas.A fidelidade e o bom relacionamento paciente-terapeuta também são fatores determinantes a adesão e progressão do tratamento, As disfunções neurologicas são inumeras e apresentam quadros bastante diferentes : lesão medular, acidente vascular encefálico, doença ou mal de alzheimer, esclerose lateral amiotrófica, esclerose multipla sindrome de guillian barré, mal de parkinson paralisia facial periferica.O toque é uma das formas mais importantes de comunicação humana, sendo um método holístico não invasivo, além de passar mais segurança ao doente/paciente. Através do toque podemos estabelecer uma conexão mais ampla com o outro, consiste num ‘’toque sem toque’’ uma vez que não há necessariamente o toque em si do terapeuta diretamente sobre a pele do paciente, diminuindo a dor, ansiedade e promoção do relaxamento.

O toque pode se classificar em três tipos: instrumental, afetivo ou expressivo e o terapêutico (T.T), estudos comprovam que estímulos feitos pelo toque são necessários para o nosso bem estar físico e emocional, segundo ‘’estudos realizados com ratos recém nascidos (cobaias) que foram separados em dois grupos diferentes, um que recebia constantemente afagos e toques e o outro que era alimentado mecanicamente e não era submetido a nenhum tipo de contato, revelaram que os ratinhos que recebiam toque, e eram cuidados se desenvolveram fisicamente e tinham as defesas do sistema imunológicas aumentadas enquanto no outro grupo os ratinhos eram menores e tinham a saúde mais frágil comparado ao primeiro grupo. Em outro momento esse mesmo estudo foi confirmado com crianças com idades de 1 á 4 anos que eram mantidas por períodos do dia longe dos pais em escolas.’’

Há uma dependência tanto do profissional com o paciente ou paciente/profissional, todo o individuo possui um sistema de energia que interagem com o eu, os outros e o meio em que vive, todo o ser humano possui habilidades naturais para curar e melhorar a cicatrização do próximo. ‘’O bom fisioterapeuta é um conjunto de habilidades técnicas e habilidades para o relacionamento interpessoal. ’’

Verificamos que no caso apresentado, podem ser aplicadas novas técnicas nos pacientes, mas respeitando a integridade e autonomia deles, aceitando suas maneiras e os modos, como eles se comportam diante do toque fisioterápico.

Com isso concluímos que através do toque terapêutico ajudamos o paciente em seu próprio processo de cura, restabelecendo seu estado físico, emocional, mental e espiritual, esse toque não tenta curar a doença mais tenta acelerar o processo de cura a doença mais tenta acelerar o processo de cura do corpo através da ligação entre o fisioterapeuta e paciente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com