Fitoterapia Chinesa E Acupuntura
Monografias: Fitoterapia Chinesa E Acupuntura. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Satprya • 3/10/2014 • 8.401 Palavras (34 Páginas) • 372 Visualizações
Fitoterapia Chinesa e Farmacologia Chinesa
PRIMEIRA DESCRIÇÃO DE CASO
1 - IDENTIFICAÇÃO:
Paciente: J.G.F.C
Sexo: masculino
Idade: 70 anos
2 - QUEIXA PRINCIPAL E SECUNDÁRIA:
Relata dor acentuada na lombar há três semanas, após ter sofrido uma queda, com piora nos cinco dias após o ocorrido, deixando-o imóvel sem poder caminhar.
Após atendimento médico de emergência, foi feito um raio-x e constatou-se artrose lombar.
3 - HISTÓRICO DA DOENÇA:
A dor é constante e que aumenta com movimentos e melhora com repouso.
O exame físico evidencia contratura da musculatura lombar, rigidez e impossibilidade de realizar flexão, extensão e rotação lombar, além de não conseguir realizar normalmente suas atividades de vida diária. A dor se estendia por toda a região lombar, dor tipo facada.
Também queixa-se de dor nos joelhos, câimbras nas pernas, audição diminuída, zumbido nos ouvidos, secura nos olhos, constipação, sono agitado e acordando na noite com dor. Relata ser diabético e hipertenso, vertigem, obscurecimento da visão, falta de memória, urina amarelo-escura.
OUTROS RELATOS:
Cirurgias:
2001: Teve um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico, no qual ficou com sequelas de desequilíbrio.
2002: Realizou uma cirurgia de próstata.
Medicamentos:
Utiliza medicações para dor, anti-inflamatório e para a hipertensão.
OBSERVAÇÃO:
Sinais como língua vermelha, pulso rápido e fraco.
4 - DIAGNÓSTICO:
Deficiência Yin do Rim, Estase do Sangue, e tonificar o Qi do BP, eliminar umidade e frio.
5 - JUSTIFICATIVA DO DIAGNOSTICO:
O propósito inicial é o controle da dor na região lombar.
A dor na parte inferior das costas é intensamente influenciada pelos meridianos da bexiga e do rim, resultando em baixa quantidade de energia (Qi), sendo as principais causas da dor nas costas, a deficiência Rim, esforço excessivo e frio, ou seja, dor na lombar, retenção da umidade e frio, estagnação de energia Qi e deficiência do Rim. Pois a dor lombar de início súbito, fixa, em pontada, duradoura, com rigidez representa Estase do Sangue.
Como durante a palpação da musculatura lombar estiva tensa e rígida, indica estagnação local de sangue e se a extensão da dor é grande indica Deficiência do Rim e/ou invasão de Frio e Umidade.
Apesar de a diabete ser uma queixa secundária é importante evidenciar dentro do quadro do paciente. Quando a diabete acomete o aquecedor inferior, corresponde a evolução prolongada de uma deficiência de Yin, como também a uma deficiência de Yin e Yang do Rim.
A deterioração do Qi do Rim pode desencadear também o Diabetes. A deficiência do Qi do Rim afeta a Bexiga, comprometendo sua funções de transformação, armazenamento e excreção, originando a poliúria. Para o tratamento foram selecionados os pontos:
B23, B31, B32, B33, B60, BP6, R3, R6
A dor severa do tipo facada sugere estagnação de Qi e sangue na região.
Durante a palpação a musculatura lombar encontrava-se tensa e rígida o que indica estagnação local de sangue, e como a extensão da dor é grande indica Deficiência do Rim e/ou invasão de Frio e Umidade.
A deficiência do Rim pode causar deficiência da essência levando assim a dor lombar e dor nos ossos.
A deficiência do Rim caracteriza-se com sintomas como vertigem, obscurecimento da visão, zumbido no ouvido, falta de memória, dor região lombar e articulações do joelho, urina quente e amarelo-escura, como foi relatado pelo paciente
A grande parte dos sinais e sintomas associados com o envelhecimento decorre da deficiência da Essência (Jing) do Rim (Shen).
6 - CONDUTA:
Para o tratamento foram selecionados os pontos:
B60, BP6, R3, R6, B23, B31, B32, B33
7 - JUSTIFICATIVA DA CONDUTA:
Dispersar o vento e o calor, harmonizar e fortalecer o Xue, resolver a umidade, tonificar o Rim, fortalece a lombar e os joelhos, nutre o Yin do Rim, afasta a umidade-calor. Fortalecer o baço, beneficia a essência, eliminar a estase.
Os pontos foram usados com método de tonificação. Os pontos utilizados neste caso foram:
• B60 (Kunlun): Tem como função fortalecer os rins, relaxar tendões e músculos, remover obstruções dos canais de energia, dispersar o vento e o calor, harmonizar e fortalecer o Xue (sangue).
• BP6 (Sanyinjiao): Sua função é fortalecer o baço, resolver a umidade, tonificar o Rim, interromper a dor, mover o sangue e eliminar a estase.
• R3 (Taixi): Tonifica o Rim, beneficia a essência, fortalece a lombar e os joelhos.
• R6 (Zhaohai): Este ponto nutre o Yin do Rim e beneficia os olhos.
• B23 (Shenshu): Função: tonifica o Rim, fortalece a parte inferior das costas, beneficia os ossos e medula, beneficia os ouvidos, fraqueza dos joelhos.
• B31 ( Shangliao): Função: tonifica a região lombar e os joelhos, nutre o Rim, afasta a umidade-calor.
• B32 (Ciliao): Possui a função de fortalecer a região lombossacra e afastar a umidade-calor.
• B33 (Zhongliao): Função: fortalece a região lombossacra, afasta a umidade-calor.
7. JUSTIFICATIVA DA CONDUTA
Harmonizar e fortalecer o Xue, tonificar o Rim, interromper a dor, mover o sangue e eliminar a estase, resolver a umidade, beneficia a essência, fortalece a lombar e os joelhos, beneficia os ouvidos.
Devido à presença do quadro álgico
...