Flacidez
Exames: Flacidez. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geovana20 • 5/3/2015 • 909 Palavras (4 Páginas) • 356 Visualizações
A flacidez se deve à diminuição de estruturas cutâneas fundamentais para a manutenção da hidratação e da tonicidade dos responsáveis pela sustentação das partes moles do corpo, apoiando e ligando uns tecidos aos outros. É uma alteração que afeta basicamente as mulheres, podendo ser musculares, cutâneas ou ambas.
Na flacidez muscular ocorre uma diminuição do tônus muscular, sem obrigatoriamente se tratar de uma patologia. O sedentarismo pode ser considerado uma das causas mais freqüentes da flacidez, seguido pela perda de massa muscular, pelo aumento do depósito gorduroso, e por deficiência hormonal, como ocorre na menopausa.
A flacidez muscular é causada, ainda, pela alimentação inadequada e pelo efeito “sanfona”, isto é, perda e recuperação sucessivas de peso. O emagrecimento leva à perda de massa muscular, enquanto o ganho de peso aumenta o volume da gordura. Logo, a cada dieta sem orientação, há um aumento do tecido gorduroso em relação ao tecido muscular, e, a massa muscular é responsável pela queima de gordura, é fundamental preservá-la quando fazemos dieta para emagrecer, o que só é possível por meio da atividade física.
Já flacidez cutânea se deve, basicamente, à perda de elementos do tecido conjuntivo, como fibroblastos, colágeno e elastina, diminuindo a firmeza entre células, “afrouxando” a pele. Em conseqüência, a pele fica caída, com aspecto envelhecido. Além de influências de origem genética, a flacidez cutânea decorre de variações de peso dos indivíduos ao longo dos anos e do envelhecimento natural da pele, que leva á distribuição de colágeno e elastina. Estes fatores levam ao excesso de pele. Quando ocorre no pós-parto, a flacidez é causada, principalmente, pela alteração dos níveis hormonais, pelo ganho de peso e, muitas vezes, pela falta de atividade física.
A flacidez, seja muscular ou cutânea, é difícil de tratar e é indispensável que a pessoa esteja saudável, comendo adequadamente e fazendo exercícios físicos, pois nada funciona isoladamente.
Uma maneira simples e eficaz de evitar e combater a flacidez são, escolher com cuidado os alimentos que ingerimos. Os carboidratos devem ser consumidos com moderação já que o consumo em excesso gera uma maior liberação de insulina, que será estocada no organismo como gordura.
Além disso, carboidratos com alto índice glicêmico são alimentos que aumentam o nível de radicais livres, o que interfere negativamente na produção de colágeno, que é o que dá firmeza a derme.
Por isso é importante consumir alimentos antioxidantes ricos em vitamina A, vitamina E, vitamina C e selênio, além de fibras, muita proteína e água em abundância.
Para a flacidez muscular o melhor tratamento é uma dieta rica em proteínas e exercícios físicos, de preferência musculação. Pode-se associar estimuladores eletrônicos como o Phydias e o Apollo, dentre outros. Para a flacidez cutânea, que é mais superficial, existem muitos tratamentos disponíveis, dentre os quais o Accent, o Max 6 Contour e o Tonic.
Os tratamentos disponíveis são muitos, então vou listar os mais conhecidos.
Accent Xl é um aparelho que associa radiofreqüência com um tipo de ultrassom provocando um grande aquecimento na área tratada que acelera a regeneração das fibras de colágeno (que garante a firmeza e a sustentação da pele), a quebra das células de gordura, a drenagem das toxinas e a melhora da circulação linfática e sanguínea. É um aparelho indicado tanto para flacidez quanto para celulite e gordura localizada.
Phydias é um aparelho de eletroestimulação microcomputadorizado que possibilita trabalharvários grupos musculares
...