Eletrotermofototerapicos Para a Flacidez Estética/Fisioterapia
Por: anaqueirozd • 27/11/2020 • Resenha • 492 Palavras (2 Páginas) • 292 Visualizações
Página 1 de 2
ELETROTERMOFOTOTERAPICOS E FLACIDEZ
- O termo flacidez se refere a qualidade ou ao estado flácido, ou seja, mole ou frouxo.
- A flacidez de pele, basicamente é a ruptura das fibras elásticas, é muito comum em obesos pois o sedentarismo e a má alimentação são as principais causas da flacidez, já que a prática de exercícios físicos estimula o tônus muscular (estado de tensão do musculo) e também ajuda na diminuição da ‘’ massa gorda’’, no caso o tecido adiposo que é mais macio que o musculo normal. Quando ele se encontra em grande espessura, devido à falta de exercício ele pode esconder um musculo, por isso, a pele fica flácida.
- Na estética, encontramos dois tipos de flacidez, a tissular e a muscular, que normalmente estão associadas. A muscular é ocasionada pela perda de massa muscular esquelética, normalmente substituída por tecido gorduroso.
- Já a flacidez tissular ou de pele e causada pela diminuição das fibras de sustentação da pele, como o colágeno e a elastina, causando uma hipotonia, ou seja, um baixo tônus. Com a flacidez tissular, as fibras do tecido conjuntivo sofrem alterações, o colágeno se torna mais rígido e a elastina vai perdendo gradualmente sua característica principal, a elasticidade. As causas mais comuns desse tipo de flacidez são fatores como envelhecimento, pacientes que fazem cirurgias bariátricas ou que emagreceram muito e de forma rápida, além de pessoas de pele mais clara que se expõe muito aos raios solares, são os mais propensos a desenvolver a flacidez, basicamente esses pacientes vão ter essa flacidez desenvolvida porque a tensão da pele foi muito grande e acabou rompendo as fibras elásticas.
- A flacidez é identificada através da inspeção visual e também apalpação. No teste da prega, com o polegar e os dedos indicador e médio, segurando por 3s, deve se observar o tempo em que a pele demora para voltar ao normal, se demorar muito para voltar à normalidade, é considerado flacidez.
- Tanto a flacidez facial quanto corporal podem ser evitadas com uma rotina saudável de vida: Alimentação balanceada com pouca quantidade de açucares; Atividades físicas frequentes como musculação, pilates ou lutas; Evitar exposição ao sol das 10h ás 16h; Ter moderação ao consumir bebidas alcoólicas.
- Para o tratamento da flacidez, deve- se entrar com antioxidantes e recursos que estimulam a produção de colágeno como os tratamentos usando Lasers, Leds, radiofrequencia, bandagem quente, manta térmica, correntes elétricas e entre outros que vamos apresentar a seguir.
- Radiofrequência; a partir das ativações das proteínas do choque térmico em temperaturas mais altas por voltas dos 40 graus, ela tem a capacidade de gerar uma inflamação e entrar na fase da cicatrização, a produção de colágeno. Podendo ser utilizado a fototerapia por que os lasers e os LEDS por volta dos 600nm, ele tem a capacidade de aumentar a produção de colágeno. Então os processos de Radiofrequência e fototerapia são um dos eletrotermofototerapicos indicados a serem usados, não imediatamente depois da radiofrequência, para não inibir o processo inflamatório.
...
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com