Flaviofilus@hotmail.com
Artigo: Flaviofilus@hotmail.com. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flavio90 • 2/4/2013 • 1.573 Palavras (7 Páginas) • 736 Visualizações
1. Introdução p.3
2. 1 Derivada p.4
3. 1 Cálculos Estequiométricos p.5
4. 1 Desenvolvimento Sustentável p.6
4.2 Perfil produtor do Brasil p.7
5.1 Conceito Eletroquímica p.8
5.2 Importância da Eletrolise p.8
7. Conclusão p.9
8. Bibliografia p.10
3
1.1 Introdução
No cálculo, a derivada representa a taxa de variação instantânea de uma função. Um exemplo típico é a função velocidade que representa a taxa de variação (derivada) da função espaço. Do mesmo modo a função aceleração é a derivada da função velocidade. Diz-se que uma função f é derivável se, próximo de cada ponto a do seu domínio, a função f(x) - f(a) se comportar aproximadamente como uma função linear, ou seja, se o seu gráfico for aproximadamente uma reta. O declive de uma tal reta é a derivada da função f no ponto a.
Um aspecto a ter em conta antes de efetuar um cálculo, e em particular antes de calcular uma derivada, é pensarmos no método mais simples de o abordar. O fato de nos habituarmos a pensar em maneiras alternativas de escrever as funções facilitará muito o nosso trabalho.A aplicação imediata de uma regra de derivação, sem ter em atenção este aspecto, leva, frequentemente, a contas bem mais complicadas do que seria necessário, com grande perda de tempo e aumento do risco de erro.Há ainda uma agravante,o fato de não derivarmos de uma forma eficiente não nos prepara adequadamente para o estudo, que se segue, das primitivas.
Para todo movimento podemos associar uma grandeza chamada velocidade que é o quociente entre a variação de espaço e a variação de tempo utilizado pelo móvel neste percurso. A velocidade mede a variação da posição do móvel no tempo, e nos fornece um valor que expressa o quanto o móvel está rápido ou devagar ao realizar um percurso.
Quando, em algum exemplo ou exercício de cinemática, estiver o termo velocidade escalar, nos referirmos a uma grandeza escalar (que tem apenas valor numérico), sem nos preocupar com direção e sentido, que são características de um vetor.
O conceito de velocidade média ou velocidade escalar média é diferente do conceito de velocidade instantânea. A velocidade média esta ligada a um intervalo de tempo t enquanto a velocidade instantânea a um instante de tempo t.
4
2.1 Derivada
A velocidade que o velocímetro do carro mostra é a Velocidade Instantânea do carro, ou seja, a velocidade que o carro está no exato momento em que se olha para o velocímetro.
A velocidade instantânea de um móvel será encontrada quando se considerar um intervalo de tempo ( ) infinitamente pequeno, ou seja, quando o intervalo de tempo tender a zero ( ).
Para realizar o cálculo de velocidade instantânea, os seja, quando o intervalo de tempo for muito próximo a zero, usa-se um cálculo de derivada:
Derivando a equação do deslocamento em movimento uniformemente acelerado em função do tempo:
1. Introdução p.3
2. 1 Derivada p.4
3. 1 Cálculos Estequiométricos p.5
4. 1 Desenvolvimento Sustentável p.6
4.2 Perfil produtor do Brasil p.7
5.1 Conceito Eletroquímica p.8
5.2 Importância da Eletrolise p.8
7. Conclusão p.9
8. Bibliografia p.10
...