TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Flexibilização Do Trabalho

Casos: Flexibilização Do Trabalho. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  1.455 Palavras (6 Páginas)  •  510 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO A DISTANCIA

GESTÃO EM RECURSOS HUMANOS

TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL

Fortaleza –Ce

2013

Sumário

Introdução 3

Economia e Modelo de Gestão 4

Trabalhador Ganha com Horário Flexível 4

Relações Interpessoais 6

Tecnologia e Desenvolvimento Humano 7

Conclusão 10

Bibliografia 11

Introdução

O tema desenvolvida refere-se a Flexibilização da jornada de trabalho, sua importância no cenário econômico atual. O trabalho também tem como objetivo conceituar questões relacionadas a relações interpessoais e tecnologia e desenvolvimento humano.

Economia e Modelo de Gestão

Trabalhador Ganha com Horário Flexível

Comumente escutamos pessoas reclamando por passarem mais tempo no ambiente de trabalho que em casa, que é difícil de conciliar vida profissional com pessoal. Pensando nisso grandes empresas como a IBM desde 2000 adotam a utilização da jornada de trabalho com horários flexíveis. Com esse tipo de contratação, a empresa tem um funcionário mais comprometido,mais engajados nas suas tarefas, objetivando a conclusão da mesma e não somente o cumprimento da jornada de trabalho. Através de pesquisas já ficou provado que o método aumenta o índice de satisfação do colaboradores.Ao poder entrar mais tarde sair mais cedo, ou mesmo poder compensar horas não trabalhadas em outro dia, resolver problemas pessoais como ir ao medico, deixar o filho na escola sem preocupações com atrasos, tira do colaborador uma grande pressão,deixando o livre para criar e dedicar-se a um projeto. Mais é importante considerar que para esse método de trabalho dar resultados é importantíssimo levar em consideração o momento vivido pelo empregado, o que ele almeja para sua vida profissional nesse momento, se é viável abrir mão de um crescimento rápido para trabalhar menos horas, se nesse momento ele busca mais tempo para planejar sua vida profissional e pessoal, se esse momento é importante para dedicar-se aos estudos.Acredito que de uma certa forma todo e qualquer funcionário valoriza algum tipo de flexibilidade, desde que se sinta confortável e preparado para o método.

A Era Pós-industrial é o atual momento que vivemos devido às transformações no processo de produção e de comunicação. Ela também pode ser conhecida como Era da Tecnologia da Informação e do Conhecimento e teve sua formação entre os anos de 1945 a 1970.

A sociedade pós-industrial é um tanto quanto diferente das outras fases da Revolução Industrial, já que no lugar de se utilizar máquinas de funcionamento mecânico, utilizam-se máquinas de complexos processadores eletrônicos que são mais incidentes nos setores de serviços, em vez de setores de transformação de matéria prima em produtos.

O Mundo Industrial, entre os anos de 1900 e 1945, tinha no seu processo produtivo o trabalho manual racional, conhecido como Taylorismo/Fordismo. Com isso, nas linhas de produção e montagem, o trabalho intelectual era separado do trabalho braçal e os operários não podiam desenvolver criatividade ou mesmo, ter ações participativas no desenvolvimento da empresa, uma vez que era interessante a padronização e o local de produção das mercadorias. Nesta época, o homem tinha validade por sua força física.

No entanto, com a expansão da comunicação, a informação e o conhecimento foram se tornando necessários e aos poucos, o homem em vez de utilizar sua força física, passou a usar sua força mental para o trabalho. Assim, a importância da criatividade foi substituindo à muscular; as atividades mentais foram aprimoradas, quando, para se produzir, acionaram-se os mecanismos de processamentos de dados e a inteligência artificial dos computadores em variados locais de produção. È essa tecnologia que permite a muitos funcionários trabalharem no sistema FlexiPlace, alternando dias no escritório dias em casa, adaptando todo a sua vida pessoal e profissional onde não hã perca pra nenhuma parte.

Com toda a mudança vivida no mundo com a rapidez que é desenvolvidas novas tecnologias não há como retroceder ou como ir na contra mão da evolução. O mercado de trabalho mundial busca a cada dia desenvolver métodos para reter talentos, e a flexibilidade de horários é uma das formas encontradas por gigantes mundiais e sua visão futurista de mercado.Ir contra esse tendência é mesmo que voltar no tempo.

Relações Interpessoais

A comunicação pode ser entendida como um processo de transferência de informações e influênciação, envolvendo duas ou mais pessoas. Assim, o processo de comunicação é visto hoje como contendo os seguintes elementos:

1. O emissor ou fonte – é o indivíduo ou grupo que emite a mensagem.

2. A codificação – codificar uma mensagem significa formular o conteúdo através de símbolos (palavras, desenhos, gestos etc.) e selecionar o veículo eficaz para sua transmissão.

3. A mensagem – considera-se mensagem qualquer informação ou estímulo que pretendemos transmitir a alguém, envolvendo informações e/ou sentimentos.

4. O canal – é o veículo utilizado para transmitir a mensagem, como o meio verbal, o papel, e os meios de comunicação eletrônicos.

5. A decodificação – ocorre quando a mensagem veiculada chega ao seu destino e os símbolos utilizados na codificação são traduzidos em informações e sentimentos pelo destinatário.

6. O receptor – é a pessoa ou grupo a quem se destina a mensagem.

É comum

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com