Florence E Madeleine Teorias
Artigo: Florence E Madeleine Teorias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luisegorgen • 24/2/2014 • 925 Palavras (4 Páginas) • 559 Visualizações
Florence Nightingale: Teoria de Enfermagem
Referencias
Auld, M.E., and Birum, L.H. The Challenge of Nursing: A Book of Reandings, St. Louis, Mo.: C.V. Mosby, 1973.
Byrne, M.L., and Thompson, L.F. Key Concepts for the Study and Practice of Nursing, St. Louis.: C.V. Mosby, 1972.
Introdução
Florence Nightingale recebeu o nome da cidade italiana de Florença – Florence, em inglês, onde nasceu em 12 de maio de 1820.
Quando eclodiu a Guerra da Criméia entre a Turquia e a Russia. Ao qual foi encarregada de cuidar de um grande hospital militar em Scútari.
A situação era precária em Scútari. Nightingale descobri que o hospital estava abarrotado de pacientes, a ventilação era péssima e faltavam matérias hospitalares e até mesmo medicações.
Dias depois Nightingale assumir o cargo, a sujeira e a confusão deram lugar à limpeza e à ordem.
Conceito Ambientalista
O conceito básico refere-se ao AMBIENTE, dando ênfase maior ao ambiente físico.
Este ambiente é visto como um conjunto de influências externas que influenciam diretamente no organismo do ser humano, capaz de prevenir doenças, promover o bem estar e consequentemente a saúde.
O ambiente torna-se um agravo a saúde do paciente quando o meio não esta favorável.
Ventilação de importância fundamental o ar fresco, abrir as janelas, pois o ar parado contribui para a doença; ser evitadas correntes de ar, tapes e mobiliários com poeira pois deixam o ar impuro.
Calor cuidar a perda de calor vital, usar utensílios para aquecimento, bebidas quentes no intuito de aquecer o paciente.
Cheiros evitar expor o paciente próximo a locais que emanem odores de esgoto e não apenas disfarçar o odor com fumigações ou desinfetantes, os utensílios da quarto do paciente devem permanecer limpos, o banho é de grande importância terapêutica e para evitar o meu cheiro do corpo enfermo.
Barulhos repentinos e intermitentes causam excitação do que barulho contínuo deve ser observado o silencio, sossego especialmente na hora do repouso é de suma importância.
Iluminação o valor desta situa-se depois do ar fresco, ver o céu e a luz do sol. Colocada maior ênfase no ambiente físico, se existir um ótimo ambiente físico, pode-se dispensar maior atenção às necessidades emocionais do paciente, também assim prevenindo doenças.
Ambiente físico fica no topo da pirâmide, os pacientes serem enormemente influenciados pelo ambiente físico, incluindo assim limpeza, ventilação, ar, iluminação, barulho, agua, cama, sistema cloacal, calor e dieta. No centro esta à condição do paciente e em suas bases o ambiente psicológico, comunicação e variedade.
Ambiente Social
Coletar dados específicos sobre a doença é fundamental. A capacidade de observar ao lidar com casos específicos. Comunidade onde o paciente esta inc luso é de fundamental importância.
Os quatro paradigmas da teoria de Florence
• Homem ou individuo;
• Enfermagem;
• Saúde/doença;
• Sociedade/ambiente.
Relação da Teoria de Enfermagem com a Teoria Cientifica.
Teoria da Adaptação
Um paciente que se encontra num ambiente frio, empoeirado, com pouca ventilação era que fazer uso de muito de sua energia disponível para adaptar se ao seu ambiente, ao invés de utilizar ela para sua recuperação.
Teoria da Necessidade
Acentua acapacidade que o homem possui de sobreviver no contexto ao qual esta incluído, é fundamental um ambiente que priorize as necessidades básica psicológica s do ser humano.
Teoria d o Estresse
Coloque o individuo saudável em um ambiente desconfortável sob um estresse de longa duração logo ele também adoecerá.
Conclusão
O ambiente hospitalar deverá proporcionar melhor adaptação para satisfazer suas necessidades, permitindo com a mudança de seu leito uma visão externa do mundo através da janela de seu quarto, a enfermeira deve orientar os familiares e demais visitantes com referencia aos assuntos que sejam
...