Fluxo De Caixa
Pesquisas Acadêmicas: Fluxo De Caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carolineoliveira • 7/10/2013 • 1.797 Palavras (8 Páginas) • 223 Visualizações
A importância do fluxo de caixa nas Empresas Privadas
Resumo
Este artigo desenvolverá a importância e a necessidade de se fazer um planejamento financeiro da sua empresa. Contribuindo assim para o desenvolvimento, crescimento e enfim estabilidade financeira da mesma. Com o crescimento da indústria, dos comércios tanto varejistas e atacadistas e dos diversos ramos. Até mesmo os pequenos comércios como padarias, a grandes redes, sentiram a necessidade de informatizarem seus estabelecimentos para assim terem um bom controle financeiro. Criaram então o fluxo de caixa que é uma ferramenta de grande importância para empresa e neste trabalho dissertaremos sobre a seriedade do fluxo de caixa do que ele é composto e como pode ser aplicado. Fizemos está pesquisa com o objetivo de mostrar como o fluxo de caixa pode direcionar o administrador em que área investir e quais áreas de maior risco.
Palavras chaves: Fluxo de caixa. Planejamento. Controle financeiro.
Introdução
Nos tempos antigos, não se fazia necessário o uso do fluxo de caixa, até porque as necessidades das pessoas eram atendidas através de escambo. Com o passar do tempo surgiu o capitalismo, logo após revolução industrial enfim vários acontecimentos na área financeira do mundo.
A economia mundial às vezes em alta às vezes em baixa, enfim área que oscila muito e às vezes em pouco tempo. E com todas essas mudanças o homem foi criando ferramentas para auxiliar o trabalho do administrador financeiro e até mesmo o pequeno empresário.
Dentro da contabilidade de uma empresa podemos encontrar várias ferramentas, organizadas para o controle das financias de uma empresa. Dentre eles uma das ferramentas mais eficaz está sendo o fluxo de caixa.
Mais ainda pouco conhecida e desenvolvida pelas empresas por falta de conhecimento da eficácia da mesma. Desconhecem que além de controlar todas as entradas e saídas e prever situações, ainda viabiliza financiamentos juntos a organizações e bancos.
Mais o fato de serem pouco utilizadas é que contadores dão pouca ênfase não sabendo eles que colocam em risco o sucesso da empresa. Sendo uma ferramenta de com grande êxito.
Tem como objetivo evitar que a saúde financeira da empresa fique doente causando até mesmo a falência. Sugerindo um bom gerenciamento deixando claro a situação financeira da empresa
Pois além de auxiliar empresas serve até mesmo para controle de pessoas físicas, como cartão de crédito, conta de água e luz, telefone, enfim todos os gastos de uma casa, impedindo assim que a família fique endividada
Evita gastos desnecessários de dinheiro, para áreas que não são da empresa como, por exemplo, problemas particulares dos donos, sócios ou acionistas no caso de grandes empresas.
Evita investimentos em horas erradas, tipo investir em momentos que a empresa precisa reter gastos ou vice e versa reter gastos em momentos que a empresa precisa investir para crescimento no mercado.
Revisar o controle evidenciando o fluxo de caixa para que a empresa se adapte ao modelo proposto.
Demonstrar o planejamento e a real necessidade através do fluxo visualizando assim as sobras.
Com isso passamos a observar que a eficiência econômica das empresas depende do bom funcionamento do controle do fluxo de caixa.
Para que estes objetivos sejam alcançados é de suma importância que exista um planejamento, para que o administrador tenha em mãos a real disponibilidade da empresa no momento.
Neste trabalho cientifico, foi baseado em pesquisas bibliográfica e alguns estudos e pesquisas feitas baseadas neste assunto. Com uma empresa organizada , com processos definidos se torna mais ágil e rápido a investigação dos dados necessários, para realização de um fluxo de caixa qualitativo.
Desenvolvimento
Conceito e importância do fluxo de caixa.
O Fluxo de caixa é uma ferramenta de grande importância para as empresas, auxilia a administrador financeiro, ou empresário a planejar, organizar e controlar as atividades financeiras de sua empresa, além de ser uma ferramenta de fácil entendimento e utilização.
“Entende-se como Fluxo de Caixa o registro e controle sobre a movimentação do caixa de qualquer empresa, expressando as entradas e saídas de recursos financeiros ocorridos em determinados períodos de Tempo”. (CAMPOS FILHO, 1997).
Também podem ser utilizadas para se fazer análises e comparações históricas. Controlando as atividades de hoje e projetando o futuro. Tem como principal objetivo dar visão do realizado no ativo circulante controlando – o, pois é através do mesmo que gera a riqueza da empresa.
Utilizando de forma adequada possibilita as empresas um grau á mais na organização, aumentando sua avaliação em relação a empreendedores, pois passam a ter mais segurança na capacidade de honrar compromissos futuros.
Estrutura do fluxo de caixa
Dever ser um sistema com todos os detalhes possíveis, entradas por vendas ou serviços, saídas despesas fixas e variáveis.
Para se elaborar e ter um fluxo de caixa adequado deveu levar em consideração os seguintes pontos:
• Projeção de vendas produtos ou serviços;
• Estimativa de compras e condições de pagamento;
• Levantamento de créditos a receber;
• Determinação do período do fluxo de caixa levando em consideração tamanha, e do ramo de atividade da empresa;
• E orçamentos das demais entradas e saídas no período. Não se esquecer de sempre revisar seu fluxo de caixa.
E dentro desta estrutura ainda podemos encontrar mais três segmentos do fluxo de caixa. Sendo eles: o fluxo de caixa das atividades operacionais que são definidos como gastos relativos à comercialização de produtos ou gastos com serviços enfim as atividades que a empresa precisa desenvolver.
O fluxo de caixa das atividades de investimento que consiste em gastos realizados no imobilizado ou no intangível. Compra e venda de ativos que
...