Fluxo De Caixa
Artigos Científicos: Fluxo De Caixa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ivathurow • 14/4/2014 • 1.523 Palavras (7 Páginas) • 210 Visualizações
INTRODUÇÃO:
Este trabalho pretende realizar uma produção textual, onde será realizada uma pesquisa sobre os principais temas a serem abordados nas disciplinas que estão sendo vistas neste semestre, no cursode Administração da UNOPAR, bem como proporcionar aos alunos uma breve noção do conhecimento que obterão através das mesmas.
CONCLUSÃO:
Este trabalho foi realizado, por meio de pesquisas bibliográficas e através de artigos publicados na internet, visando-se coletar informações que possibilitassem ao pesquisador uma breve noção das disciplinas que estão sendo estudas este semestre no curso de administração da UNOPAR, além de demonstrar a importante ligação entre diversas áreas com a administração, tais como matemática financeira, economia, direito, dentre outras.
1)Qual a importância do fluxo de caixa: A função desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.
A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.
O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite.
As causas podem ser:
Os prazos para pagamentos, oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa;
O valor das parcelas das compras realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães, são mais altos que o saldo de caixa.
As compras para a composição de estoque estão muito elevadas, em relação ao giro de estoque efetivo da empresa;
As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa;
Os juros bancários estão crescendo, em virtude da constante operação de descontos de cheques pré-datados, duplicatas, e ainda, adiantamentos dos cartões de crédito.
Mas existe a situação ideal: o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima.
Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.
Obs.: Se existe uma empresa, precisa também existir o fluxo de caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência. Sem esta ferramenta, seria como o empresário administrar a empresa de olhos vendados.
http://www.saiadolugar.com.br/financas/o-que-e-fluxo-de-caixa-e-qual-e-a-sua-importancia/
2) O que é custo de oportunidade? Exemplifique: O custo de oportunidade é um termo usado em economia para indicar o custo de algo em termos de uma oportunidade renunciada, ou seja, o custo, até mesmo social, causado pela renúncia do ente econômico, bem como os benefícios que poderiam ser obtidos a partir desta oportunidade renunciada ou, ainda, a mais alta renda gerada em alguma aplicação alternativa.
O custo de oportunidade foi definido como uma expressão "da relação básica entre escassez e escolha".1 São custos implícitos, relativos aos insumos que pertencem à empresa e que não envolvem desembolso monetário. Esses custos são estimados a partir do que poderia ser ganho no melhor uso alternativo (por isso são também chamados custos alternativo ou custos implícitos). Os custos económicos incluem, para além do custo monetário explicito, os custos de oportunidade que ocorrem pelo facto dos recursos poderem ser usados de formas alternativas.
Em outras palavras: O custo de oportunidade representa o valor associado a melhor alternativa não escolhida. Ao se tomar determinada escolha, deixa-se de lado as demais possibilidades, pois são excludentes, (escolher uma é recusar outras). À alternativa escolhida, associa-se como "custo de oportunidade" o maior benefício NÃO obtido das possibilidades NÃO escolhidas, isto é, "a escolha de determinada opção impede o usufruto dos benefícios que as outras opções poderiam proporcionar". O mais alto valor associado aos benefícios não escolhidos, pode ser entendido como um custo da opção escolhida, custo chamado "de oportunidade".Exemplo:Um exemplo clássico da literatura económica: imagine uma fábrica de cadeiras que produzia 10 cadeiras por mês num mercado que absorvia totalmente esta produção. Diante de uma oportunidade de negócios, esta fábrica resolveu iniciar uma produção de um novo produto: mesas. Porém, ao alocar recursos para tal, descobriu que terá de deixar de produzir 2 cadeiras para alimentar a demanda de 2 mesas. O custo de oportunidade está no valor perdido da venda das 2 cadeiras que deixaram de ser fabricadas.Se uma cidade decide construir um hospital num terreno vazio de propriedade estatal ou pública, o custo de oportunidade é representado pela renúncia a erguer outras construções naquele terreno e com o capital investido. Rejeita-se por exemplo a possibilidade de construir um centro desportivo, ou um estacionamento, ou ainda a venda do terreno para amortizar parte das dívidas da cidade, e assim por diante.As punições previstas para as autoridades que desrespeitem a Lei autorizativa, no que se refere a aplicabilidade do custo de oportunidade, varia de país para país.
pt.wikipedia.org/wiki/Custo_de_oportunidade
3) orçamentos empresariais? Estamos acostumados a ouvir expressões do tipo: “Isto não cabe no nosso orçamento” ou “vou fazer o orçamento para contratar o serviço”, ou ainda, “A prefeitura realiza anualmente o orçamento participativo”.
Mas afinal, O QUE É ORÇAMENTO?
Bem, orçamento é um cálculo estimado de quanto um produto ou um serviço custará. Uma previsão de quanto deve ser gasto para que seja adquirida alguma coisa
...