Fluxo De Caixa
Exames: Fluxo De Caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marioln • 5/5/2014 • 819 Palavras (4 Páginas) • 222 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Devido a competitividade empresarial e a importância de uma administração baseada em dados e fatos, é necessário que todo o empreendimento venha acompanhado do conhecimento e da prática que garanta a boa funcionalidade do negócio. Veremos neste trabalho que há muitas ferramentas que se bem utilizadas pelo administrador e pelas empresas, servirão para dar norte as decisões a serem tomadas e que podem influenciar positivamente no aspecto financeiro. Ao ignorá-las corre-se um risco muito grande de se cair em fracasso. Exemplo disso veremos nos orçamentos empresariais e no custo de oportunidade, que além de mostrar o objetivo a ser alcançado, darão também um ponto de vista preciso daquilo que se irá investir.
O administrador poderá ver também que o fluxo de caixa lhe mostrará em que caminho a empresa por ele administrada está andando. Surpresas a parte, teremos muito cuidado nas decisões depois de ter em mãos todos os dados possíveis.
2 FLUXO DE CAIXA
Baseado nas informações adquiridas da empresa em estudo foi elaborado o fluxo de caixa abaixo:
2.1 A IMPORTANCIA DO FLUXO DE CAIXA PARA UMA EMPRESA
Percebemos que a função principal desta ferramenta é a de informar o empresário sobre a situação da movimentação diária dos recursos financeiros, disponibilizando as informações pertinentes aos pagamentos, recebimentos e ao saldo, realizados e a se realizarem, de forma diária e acumulada.
A composição do Fluxo de Caixa pode variar muito, porém as informações devem estar estruturadas diariamente e de forma acumulada, informando os pagamentos, recebimentos e o saldo, ao longo do tempo.
O resultado acumulado do fluxo de caixa, quando negativo, pode significar o óbvio: a empresa está gastando mais que a sua receita permite. Quais causas podem estar acontecendo a uma empresa para que esteja negativado? Enumero algumas das principais abaixo:
■Os prazos para pagamentos, oferecidos aos consumidores são maiores que os prazos que os fornecedores oferecem à sua empresa;
■O valor das parcelas das compras realizadas em datas sazonais, como por exemplo, Natal e Dia das Mães, são mais altos que o saldo de caixa.
■As compras para a composição de estoque estão muito elevadas, em relação ao giro de estoque efetivo da empresa;
■As retiradas de pró-labore estão além das possibilidades da empresa;
■Os juros bancários estão crescendo, em virtude da constante operação de descontos de cheques pré-datados, duplicatas, e ainda, adiantamentos dos cartões de crédito.
Mas existe a situação ideal: o saldo do Fluxo de Caixa está positivo, portanto, a empresa está conseguindo cumprir as suas obrigações, realizando o oposto dos itens citados acima.
Através do Fluxo de Caixa, o empresário pode manter suas contas em equilíbrio, postergando ou adiantando receitas ou débitos ao longo de um período.
Obs.: Se existe uma empresa, precisa também existir o fluxo de caixa para controlar os saldos ao longo da sua existência. Sem esta ferramenta, seria como o empresário administrar a empresa de olhos vendados.
2.2 CUSTO
...