Fluxo De Caixa
Ensaios: Fluxo De Caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: canoaquebrada • 30/5/2014 • 1.438 Palavras (6 Páginas) • 266 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
.............................................................................................................................................5
............................................................................................................................................6
.............................................................................................................................................7
3 ANEXOS 8
ANEXO A – Foto do escritorio 9
ANEXO A – Foto aeréa da Empresa 10
1 INTRODUÇÃO
Será visto por intermédio deste o funcionamento, as ações e os processos de trabalho de uma empresa no seu cotidiano corporativo, sendo abordado: identificação da empresa, histórico da empresa, características profissionais, estilo de gestão adotado e sistema de produção ou prestação de serviço.
2 DESENVOLVIMENTO
A Cajugram Granitos e Mármores do Brasil Ltda tem como nome fantasia Cajugram e é uma das maiores empresas do Sul do Estado do Espírito Santo no setor de mármore e granito. Sua atividade econômica principal é aparelhamentos de placas e execução de trabalhos em mármore, granito, ardósia e outras pedras. Sua matriz está situada às margens da Rodovia BR 101, no Km 436, Município de Mimoso do Sul – ES, em uma área total de 672.000 m² sendo a área construída de 90.000 m².
A Cajugram é uma empresa de grande Porte com aproximadamente 200 funcionários que industrializa e comercializa produtos próprios.
Seus principais departamentos são: Diretoria, Gerência Administrativa, Gerência Financeira, Gerência Comercial MI, Gerência Comercial ME, Gerência de Produção e Gerência de Manutenção.
Fundada em 1990 com três teares e um pórtico rolante, a Cajugram funcionou em seus dois primeiros anos como serraria.
Sensível às mudanças e necessidades do mercado, a partir do 2º ano foi implantado um projeto mais arrojado aumentando sua capacidade de produção, elevando para seis teares e também a implantação de uma unidade de beneficiamento com a aquisição de uma politriz de dezessete cabeças e uma linha de ladrilhos, sendo uma das pioneiras no setor a investir em novas tecnologias.
Em 2001 sua parte administrativa ganhou novo espaço. Com design arrojado, suas novas instalações fornecem ambientes amplos e arejados tornando o ambiente de trabalho mais saudável e agradável.
O principal desafio que a empresa enfrentou ao longo de 21 anos de existência foi á inserção da empresa no mercado externo e as aceleradas mudanças tecnológicas, especialmente depois que o Brasil se abriu para a economia mundial e a Itália abdicou da exclusividade da tecnologia de processamentos de rochas ornamentais. O único mercado que a Cajugram conhecia era o mercado interno, aliás, o objetivo principal da empresa na ocasião era atender este mercado, mas a instabilidade deste, somado a oportunidade de se abrir novos mercados, fez com que durante alguns anos a Cajugram ousasse o mercado externo.
Foi um começo muito difícil porque a Cajugram não tinha tradição nem possuía tecnologia e o mercado externo não tinha confiança nas empresas brasileiras. Foi necessário tempo para que o mercado externo entendesse que a grande maioria dos granitos era procedente do Brasil e que a indústria brasileira estava capacitada para atender suas necessidades.
A Cajugram possui estabelecido, documentado, implementado e mantido o seu Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) baseado na Norma ISO 9001, revisão 2008. Procurando melhorar constantemente sua eficácia através de atividades executadas pelo SGQ. a Cajugram identificou e adequou os processos necessários visando delinear a seqüência e interação entre os processos de sua organização. Ela tem elaborado um mapeamento de processos gerando o “Funcionograma”.
Os critérios e métodos necessários para assegurar que a operação e controle dos processos sejam eficazes estão definidos nos procedimentos e instruções de cada processo ou nas ações corretivas e preventivas, quando apropriadas.
A Cajugram definiu seus objetivos de modo consistente com a política da qualidade que é: evoluindo sempre através da satisfação de seus clientes e colaboradores. O conceito desse termo implica em prover os itens necessários para atender os requisitos dos produtos fornecidos aos clientes e proporcionar uma atmosfera de trabalho confortável para os colaboradores.
A Direção assegura que os objetivos da qualidade, incluindo os necessários para atendimento aos requisitos de produtos, são estabelecidos para as funções e níveis relevantes dentro da organização. Os objetivos da qualidade são mensuráveis e consistentes com a política da qualidade. São eles: controlar o índice de satisfação do cliente, gerir o índice de re-trabalho, controlar o índice de satisfação dos colaboradores, administrar o nível de produção, controlar o índice de rotatividade de pessoal, aumentar o volume de vendas, ampliar e modernizar os equipamentos.
A Cajugram tem na sua maioria funcionários com escolaridade do ensino médio completo e vem sempre incentivando seus colaboradores a estudar e aprimorar em novos cursos.
A empresa tem como seu principal responsável o Sr. Valdecyr Roberte Viguini, administrador de empresas, casado e pai de dois filhos que começou a atuar no ramo de rochas ornamentais por volta de 1978 em uma das maiores empresas de rochas ornamentais na ocasião, estimulado por dois irmãos mais velhos que já atuavam no segmento. Após 12 anos, ele, dois irmãos e dois amigos juntaram-se decidiram criar a Cajugram Granitos e Mármores do Brasil Ltda.
A empresa possui um perfil democrático que permite canais de comunicação entre as gerências, funcionários e seus clientes e garante que as idéias, críticas e sugestões dos indivíduos não sejam descartadas ou sufocadas por falta de tempo dos gestores ou por incapacidade da empresa de organizar esses dados.
A Direção da Cajugram estabeleceu processos de comunicação adequados a sua realidade e organização, visando transmitir informações a seus colaboradores sobre a atuação, objetivos e atividades da empresa e também sobre
...