Fluxo de Caixa
Seminário: Fluxo de Caixa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: SabrinaFS • 17/9/2013 • Seminário • 659 Palavras (3 Páginas) • 388 Visualizações
Fluxo de Caixa
Fluxos de caixa são projetados para analisar o investimento das organizações. A princípio, eles podem apresentar quaisquer valores, mas, pela lógica dos negócios, em geral, acaba apresentando um formato padrão. Esse formato é composto por: Investimento inicial retorno de caixa do investimento e valores residuais.
O investimento inicial pode ser tanto na forma de bens como de capital. São, na verdade, as primeiras saídas de caixa.
O retorno de caixa do investimento é quando o projeto se torna rentável, gerando lucros para a empresa ou para o investidor.
Valores residuais são os valores que sobraram no final do período projetado para o projeto de investimento. Geralmente são valores positivos, podendo-se vender o ativo utilizado pelo seu preço de mercado, vantagens tributárias, lucros de qualquer fim. Ou negativo, caso haja a necessidade de ressarcir algum prejuízo como meio-ambiente e reflorestamento, multas, processos e etc.
Valor Presente Líquido
O valor presente líquido (VPL) é uma função utilizada na análise da viabilidade de um projeto de investimento. Ele é definido como o somatório dos valores presentes dos fluxos estimados de uma aplicação, calculados a partir de uma taxa dada e de seu período de duração.
Os fluxos estimados podem ser positivos ou negativos, de acordo com as entradas ou saídas de caixa. A taxa fornecida à função representa o rendimento esperado do projeto.
Caso o VPL encontrado no cálculo seja negativo, o retorno do projeto será menor que o investimento inicial, o que sugere que ele seja reprovado. Caso ele seja positivo, o valor obtido no projeto pagará o investimento inicial, o que o torna viável.
Segundo Motta & Calôba (2002) a definição de Valor Presente Líquido é a de uma soma algébrica de fluxos de caixa descontados para o instante presente, a uma taxa de juros i.
Cabe salientar o enfoque dado por cada um dos autores, destacando o conceito de VPL ao valor atual de uma série de “fluxos de caixa” na segunda definição apresentada.
Onde:
i é a taxa de desconto;
j é o período genérico (j = 0 a j = n), percorrendo todo o fluxo de caixa;
FCj é um fluxo genérico para t = [0... n] que pode ser positivo (ingressos) ou negativo (desembolsos);
VPL(i) é o valor presente líquido descontado a uma taxa i; e
n é o número de períodos do fluxo.
Custo de Oportunidade
Custo de Oportunidade é utilizado como referência na análise de investimentos, como parâmetro de rentabilidade de projetos, demonstrando o ganho real de um investimento como sendo a diferença entre a sua Taxa Interna de Retorno e a taxa de maior capacidade contributiva ao mesmo capital investido em outra atividade qualquer, seja ela produtiva ou especulativa.
Podemos, então, concluir que existe um custo de oportunidade para tudo que nós fazemos, e este custo deve ser conhecido e mensurado pelo empresário, pois muitas vezes as escolhas
...