Fluxo de caixa
Seminário: Fluxo de caixa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: thaiangomes • 2/4/2014 • Seminário • 262 Palavras (2 Páginas) • 232 Visualizações
Etapa 2
Passo 1
Fluxo de Caixa
As principais técnicas de análise de investimento é basedo no fluxo de caixa. Dentro desta análise o fluxo de caixa funciona como se fosse uma visão futura para a empresa de ganhos e perdas, onde pode ser possível avaliar se terá uma boa realização econômico financeiro e se será viável no futuro.
Existe uma diferença entre fluxo de caixa e conceito de lucro contábil, porque o fluxo de caixa é uma análise daquilo que pode trazer vantagens e desvantagens futuras não é algo comprovado é apenas uma possibilidade. Já o lucro contábil esta contabilizado tudo que ocorreu na empresa, fatos concretos. O fluxo de caixa considera valores apenas quando são pagos ou recebidos, podendo assim analisar outas opções de investimento para a empresa, nele estão contidas as informações de entradas e saídas de caixa com suas datas no tempo.
Para que se possa analisar o investimento das organizações o fluxo de caixa é dividido em três partes: Investimento inicial ou nos períodos iniciais, Retornos de caixa do investimento e Valores residuais.
Investimento inicial ou nos períodos iniciais: os investimentos podem ser em bens físicos (equipamentos, prédios, ferramentas...) ou em capital de giro, sendo saídas de caixa e por isso devem ser negativos no fluxo de caixa.
Retornos de caixa do investimento: investimento no projeto pode começar trazer retornos, fazendo com que o fluxo de caixa fique positivo para a empresa ou investidor.
Valores residuais: normalmente o fluxo de caixa fica positivo no fim do investimento, mas pode ser negativo também pois pode ter a obrigação de compensar os danos ambientais causados pelo investimento.
...