Formas de constituição jurídica
Artigo: Formas de constituição jurídica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: A85driana • 28/2/2014 • Artigo • 262 Palavras (2 Páginas) • 203 Visualizações
Formas de constituição jurídica
Cooperativismo – tem por objetivo aglutinar pessoas que através do seu trabalho, produção e ou renda, atuam de forma coletiva e organizada, adquirem condições de conquista de espaços dentro da economia globalizada, objetivo da autossustentabilidade.
Associação – entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracteriza-se pelo agrupamento de pessoas para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns, sem finalidade lucrativa, objetivo da autossustentabilidade.
Fundação – sinônimo de patrimônio, destinado a um fim em beneficio da comunidade (religioso, moral, cultural ou de assistência) em decorrência de um estatuto social, sob a vigilância do ministério público.
Sociedade em conta de participação – SCP – Quando duas ou mais pessoas, sendo ao menos uma comerciante, se reúnem sem firma social, para lucro comum, em uma o mais operações de comércio determinadas, trabalhando um, algum ou todos, em seu nome individual para fim social, a associação toma o nome de sociedade em conta da participação, acidental, momentânea ou anônima, e não esta sujeita as formalidades prescritas para a formação das outras sociedades.
Consórcios de Empresas – É a união de empresas para realizar empreendimento ou participar de negociações maiores que a capacidade individual dos participantes, formada a partir de um contrato entre as empresas consorciadas e tem a capacidade de negociação judicial. Geralmente, uma empresa líder é eleita para tomar frente dos assuntos e representar os assuntos.
Joint Venture – É a união de duas ou mais empresas já existentes com o objetivo de iniciar ou realizar atividade econômica comum, por um determinado tempo, visando, dentro de outras atividades, o lucro.
...