Formas de preparação para negociações sobre salários
Projeto de pesquisa: Formas de preparação para negociações sobre salários. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jonasfischer • 24/5/2014 • Projeto de pesquisa • 4.580 Palavras (19 Páginas) • 254 Visualizações
1. CAPITULO 1
1.1 Roteiros de preparação para negociações salariais.
A arte de negociação salarial é um processo delicado e que exige do profissional, pre-paro, consistência de informações e principalmente firmeza no que está pleiteando seja como remuneração ou aumento salarial. Para se começar uma negociação salarial tem que ter primeiro um bom planejamento, ou seja, ter em mãos argumentos que possa facilitar a identificação de certos conflitos ou incompatibilidades, estabelecer objetivos e possibilidades claras de metas e identificar os padrões objetivos que servem como referenciais para a tomada de decisão.
Nesse sentido o planejamento torna-se fundamental em qualquer tipo de negociação, o planejamento é uma técnica ou processo para administrar suas relações com o futuro o qual normalmente incerto.
Para um bom início de uma negociação é preciso uma comunicação inteligente, a co-municação pode ser definida como o processo pelo qual a informação é trocada, compreendida e compartilhada por duas ou mais pessoas geralmente com a intenção de influenciar o comportamento. Não significa apenas enviar uma informação, mas torná-la comum entre as pessoas envolvidas.
Depois do planejamento e da comunicação vamos realmente ao que interessa a nego-ciação salarial. Antes de marcar uma reunião com seu chefe, faça várias argumentações a si próprias dentre elas, você estaria preparado para receber um “NÃO”?
Com base em um planejamento anteriormente bem elaborado suas aceitações a respos-tas diversas ficam mais diretas, em caso de sua negociação salarial não sair talvez como pla-neje, as suas respostas te darão mais sabedorias e te ajudarão a aceitar com mais facilidade o argumento não desejado, lembrando também que a negociação de salário tem uma posição importante no desenvolvimento das relações com o novo emprego ou remuneração, para se sentir mais firme faça de novo uma pergunta a si mesmo, pergunte se você está preparado com a atitude que deseja tomar e se você se sente seguro com sua decisão, se a resposta for positiva, para que tudo saia do jeito que pretende preste atenção em pontos que acontece no seu espaço de trabalho, ou seja, conhecer mais o seu chefe, buscar as melhorias em seus ar-gumentos para obter sucesso. Seja seguro e firme naquilo que fala deixe de lado o nervosismo, a vergonha e a insegurança, tenha firmeza em suas atitudes e persistência em seu ideal.
Deixe claro para o chefe o motivo realmente da conversa mostre com objetividade tudo que você já fez e o que pretende fazer para conquistar o que deseja, compare seu desempenho com os resultados obtidos pela empresa. É importante você mostrar ao seu chefe que está con-tribuindo pelo crescimento da empresa e que também pretende adquirir o seu crescimento tanto profissional quanto social.
Com a sua franqueza e clareza pode facilitar a negociação esperando bons resultados em relação à conversa e lembre-se sempre a discussão sobre o salário começa bem antes de você ser chamado para a vaga de emprego, após a negociação salarial com seu chefe reflita sobre os pontos que você acertou e os errou, com o passar dos dias se a conversa com seu chefe valeu a pena, parabéns você conseguiu o que tanto queria. Foi um mérito conquistado por você, isso mostra o quanto é capaz de conquistar seus objetivos, tornando os seus próxi-mos passos em relação à vida profissional mais fácil e mais confiante no que está pleiteando.
Mas se a resposta não foi o que você esperava em relação ao seu chefe em questão da negociação salarial, parabéns também pela sua coragem e pela sua determinação mesmo que não seja reconhecido e remunerado como deseja. A sua determinação soma pontos te fortale-cendo assim para uma nova reunião de negociação salarial
1.2 Planejando a negociação
Mensalmente, milhares de pessoas em todo o país, fazem esta pergunta para atingir um objetivo comum: transformar a sua ideia em um negócio e ainda, fazer deste futuro empreen-dimento um meio para atender os seus desejos pessoais, profissionais e financeiros, no menor espaço de tempo possível. Para compreender a resposta a esta indagação, o empreendedor precisa perceber que o planejamento estratégico de negócios é mais que um local destinado à inserção de dados. Ele pode ser uma ferramenta para lhe oferecer a confiabilidade necessária nas informações colhidas, para assim realizar as interpretações corretas das análises financeiras e do mercado.
O planejamento de negócios contém um cronograma lógico e prático que possibilita ao empreendedor a inserção dos mais diversos dados sobre o futuro negócio. Trata-se, portanto, do primeiro contato do empreendedor com o universo empresarial e de suas relações com uma empresa, proporcionando-lhe a oportunidade de conhecer o próprio empreendimento, como também os mercados (fornecedores, consumidores e concorrentes) com os quais irá se relaci-onar. O planejamento estratégico de negócios pode ser dividido em três fases:
1. Convencer: fase em que o empreendedor precisa se convencer de que a sua idéia pode se transformar em um negócio promissor; Para ultrapassar esta fase, o conhecimento sobre a atividade empresarial escolhida é vital. Sem esta base, é muito arriscado seguir adiante.
2. Avaliar: fase da inserção da idéia no mercado, avaliando financeira e mercadologi-camente o empreendimento e preparando a relação da futura empresa com o ambiente de ne-gócios;
3. Agir: fase em que a idéia está se transformando em empreendimento. Neste momen-to, o planejamento assume também a função de orientar e coordenar a futura empresa, tanto para que o empreendedor siga a cronologia correta das ações, como também para que não ultrapasse os seus limites financeiros e operacionais. Portanto, a importância do planejamento estratégico de negócio está na captação, elaboração e, principalmente, no bom senso em avaliar o conjunto de fatores de viabilidade financeira e mercadológica, que possibilitarão ao em-preendedor coordenar um plano de ação, através do caminho mais adequado para a abertura da sua empresa.
Em grupo, reflita: Quais são os problemas de conduta ética envolvidos no processo de negociação? O cenário acelerado de mudanças bem como a alta competitividade no mercado impõe às empresas novos desafios e demandas. Produtividade, lucratividade e compromisso social são exigências rotineiras como requisitos básicos para a sobrevivência das organizações.
...