Formação De Compostos Covalentes
Monografias: Formação De Compostos Covalentes. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: add01swb • 1/10/2014 • 209 Palavras (1 Páginas) • 286 Visualizações
FORMAÇÃO DE COMPOSTOS COVALENTES: ACONTECE QUANDO UM TIPO DE SUBSTANCIA QUE POSSUEM COMPONENTES QUE NÃO APRESENTAM CARGA ELÉTRICA FORMAM PARES QUE SE COMPORTAM COMO UM VINCULO ENTRE OS ATOMOS LIGADOS.
ESSAS LIGAÇÕES PODEM DAR ORIGEM A MOLECULAS DE NUMEROS DETERMINADOS OU TAMBÉM A UMA ESTRUTURA DE REDE COM UM NUMERO INDERTEMINADO E MUITO GRANDE DE ATOMOS QUE CHAMAMOS DE MACROMOLÉCULAS.
EM TEMPERATURA AMBIENTE PODEMOS ENCONTRAR ESSES COMPOSTOS COVALENTES NOS TRÊS ESTADOS FISICO ( SOLIDO – LIQUIDO – GASOSO ).
PARA QUE ACONTEÇAM ESSAS LIGAÇÕES DOS COMPOSTOS COVALENTES, É PRECISO QUE EXISTA UMA ENERGIA DE LIGAÇÃO.
A ENERGIA DE LIGAÇÃO: É AQUELA QUE ENVOLVE UM COMPOSTO COVALENTE CORRESPONDE A UMA ENERGIA MINIMA.
SE JUNTARMOS DOIS ÁTOMOS, A REPULSÃO A ENTRE OS NÚCLEOS IRA PREVALECER, NO ENTANTO, DEDUSIMOS QUE EXISTA UMA SEPARAÇÃO DE EQUILIBRIO EM QUE AS FORÇAS DE ATRAÇÃO SE IGUALEM COM AS FORÇAS DE REPULSÃO.
A DISTÂNCIA QUE EXISTE ENTRE DOIS ATOMOS CORRESPONDE A UMA ENERGIA MINIMA, ONDE SE QUISERMOS SEPARAR OS ATOMOS DEVEMOS DEVOLVER A ENERGIA QUE FOI PERDIDA ATÉ ALCANÇARMOS UM VALOR MINIMO, OU SEJA, A ENERGIA DE LIGAÇÃO SEMPRE SERA NEGATIVA PARTINDO DO PONTO OS ATOMOS LIVRES FORMAM UM SITEMA CUJO POTENCIAL DE ENERGIA FOR ZERO.
BIBLIOGRAFIA
Livro usberco e salvador química geral volume 1 editora saraiva
http://www.explicatorium.com/quimica/Estrutura_solidos_moleculares.php
http://web.ccead.puc-
rio.br/condigital/mvsl/Sala%20de%20Leitura/conteudos/SL_ligacoes_quimicas.pdf
...