Formação para o mercado
Seminário: Formação para o mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MicheleHenri • 11/11/2013 • Seminário • 273 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
O maior mercado está na docência. Há uma carência grande de licenciados em matemática. Segundo levantamento do Ministério da Educação, nos últimos 15 anos se formaram 110 mil professores de matemática, mas apenas 43 mil estão nas salas de aula. O restante migrou para outras áreas. Mesmo sendo licenciado, o profissional participa de processos de seleção nas áreas econômicas, financeira e de pesquisa. "O licenciado concorre com o bacharel porque as empresas só exigem que ele tenha diploma superior", diz o professor Tadeu Fernandes de Carvalho, da PUC-Campinas. As capitais, principalmente do Sul e Sudeste, são os mercados mais atrativos. Há carência no país todo, mas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste a demanda é maior, em especial no ensino médio.
Curso
O estudo de teorias matemáticas e suas diversas aplicações acompanha toda a trajetória do aluno. Nos dois primeiros anos, o currículo traz cálculo diferencial e integral, álgebra e geometria. A partir do terceiro ano, quem opta por licenciatura passa a ter aulas de disciplinas de Pedagogia. Quem segue o bacharelado se aprofunda em matemática. Atenção: alguns cursos possuem enfoque específico, como negócios (Uni-Facef e USPRibeirão Preto) ou informática (Unisanta). Na Ufopa (PA), há a licenciatura integrada em Matemática e Física, que habilita o estudante a trabalhar nas duas áreas.
O que você pode fazer
Análise numérica
Traduzir modelos matemáticos para a linguagem de computadores.
Ensino
Lecionar em escolas de ensinos fundamental e Médio para dar aulas na educação superior é preciso ter pós-graduação.
Modelagem
Construir modelos matemáticos que simulem situações reais, a fim de antever e prevenir problemas, em parceria com físicos, químicos e engenheiros. O trabalho nessa área costuma ser feito em indústrias, instituições financeiras ou centros de pesquisa.
...