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Por:   •  24/7/2014  •  1.636 Palavras (7 Páginas)  •  341 Visualizações

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Módulo: 3 Fórum Inovar para vencer

Título: Cirque du Soleil Exemplo de Inovação

Aluno: Thais Karine Basso

Disciplina: Estratégia de Empresas Turma: ISAEPR14-UCI-CB01-T1_EEEAD-30_0514

Introdução

O estágio da globalização atual, aliada a novas tecnologias, mídias, softwares e equipamentos que evoluem muito e em pouco tempo, tem provocado uma mudança drástica no perfil e necessidades dos clientes e consumidores.

Consequentemente as empresas necessitam rever suas estratégias, métodos e processos, para estarem alinhadas à esse novo mercado. Diante destes fatos a inovação se torna não apenas aconselhável, mas uma necessidade básica para que a organização possa sobreviver e prosperar.

A inovação não se resume apenas à introdução de equipamentos e recursos altamente tecnológicos, a empresa também precisa inovar no desenvolvimento de novos produtos e serviços, novos processos, no relacionamento com os clientes e fornecedores, além de buscar melhorias nos produtos, serviços e processos que já existem. Assim a empresa estará agregando valor ao que está oferecendo, um diferencial que será percebido pelos consumidores e se tornará uma vantagem competitiva sustentável.

Este trabalho visa discutir a inovação dentro do contexto empresarial, e a forma como a inovação influencia as estratégias dentro da organização. Para tal, tomaremos como referência o Cirque du Soleil, uma organização totalmente inovadora. Analisaremos como esta empresa lida com as forças competitivas descritas por Porter (1986), suas estratégias competitivas e sua cadeia de valores.

Cinco forças competitivas

Neste novo ambiente de alta tecnologia, globalização e inovações, que oferecem tanto oportunidades quanto ameaças, o ambiente de mercado se torna cada vez mais competitivo, não apenas pelos concorrentes diretos mas principalmente pelos novos entrantes e produtos substitutos. A diferença entre o sucesso e o fracasso nesse novo ambiente, está em como a organização se utiliza dos recursos disponíveis para alcançar um bom desempenho e atingir seus objetivos. (MENDES, 2002)

O modelo das cinco forças competitivas criado por Porter (1986) permite analisar o mercado e identificar a melhor estratégia para competir e prosperar. A seguir é feita uma análise de como o Cirque du Soleil busca vencer essas forças competitivas.

Rivalidade entre concorrentes

Essa força é determinada pelo numero de concorrentes, seu tamanho e potencial competitivo. (PORTER, 1986)

O Cirque du Soleil possui tecnologias próprias, além de funcionários extremamente qualificados, que fazem a diferença, com espetáculos únicos, impossibilitando que os concorrentes ofereçam um produto similar ou com o mesmo valor. Sendo essa a principal vantagem competitiva do Cirque para vencer seus concorrentes.

Poder de negociação dos clientes

Os clientes que têm opções de compras diversificadas, sem maiores impedimentos para uma possível troca de marca, constituem outra força competitiva. (PORTER, 1986)

Com seu produto totalmente inovador e diferenciado, os concorrentes não conseguem disponibilizar o mesmo valor disponibilizado pelo Cirque du Soleil. Por isso o preço do produto não é um fator determinante, fazendo com que o poder de barganha dos consumidores seja praticamente anulado.

Ameaça de produtos substitutos

As empresas que oferecem novos produtos, mas que atendem as mesmas necessidades dos clientes determinam esta força competitiva. (PORTER, 1986)

O Cirque du Soleil está sempre se reinventando, com novos espetáculos que surpreendem a cada apresentação, utilizando-se de inovações tecnológicas e antecipando a necessidade dos consumidores, eliminando portanto a ameaça dos produtos substitutos

Ameaça de novos entrantes

Esta força é determinada pela quantidade e intensidade das barreiras oferecidas ao surgimento de novos concorrentes que ofereçam o mesmo produto que a sua organização. (PORTER, 1986)

A imagem, tradição e marca do Cirque constituem uma relação com seus clientes, tornando-se uma barreira de entrada para os novos concorrentes, uma vez que o consumidor não estará disposto a abandonar algo com qualidade reconhecida, incomparável e difícil de ser superada.

Poder de barganha dos fornecedores

O poder de barganha dos fornecedores é determinado pela importância do seu produto e a vantagem que o mesmo oferece para a empresa. (PORTER, 1986)

Além da venda de ingressos, a exploração da sua marca é uma grande fonte de lucro para o Cirque du Soleil, a força do Cirque permite que os fornecedores atuem como parceiros, para obtenção de um produto de qualidade e inovador em todos os aspectos, que tenha o seu valor reconhecido por todos.

Estratégias competitivas

Existem muitas teorias sobre como obter vantagem competitiva, que deve ser bem visível para os consumidores, além de duradora. Essas abordagens podem adotar a execução do produto com um custo menor, em agregar valor ao produto oferecido, ou em atender uma determinada fatia do mercado mais especificamente.

Na escolha de sua estratégia a empresa deve realizar um diagnostico de suas forças e fraquezas, se adequando ao mercado para diminuir o efeito das ameaças e aproveitar as oportunidades. Só assim os investimentos e atividades serão realizados de forma organizada e racional para o alcance do melhor desempenho, estabelecendo uma visão do futuro.

Dentre as estratégias competitivas estudadas nesta disciplina:

- Liderança no custo total: Onde se busca redução nos custos, menos gastos com publicidade, e eficiência produtiva. Sendo o preço do produto o principal atrativo ao cliente;

- Diferenciação: Onde se tem investimento na marca, marketing e tradição, pesquisa e desenvolvimento, com produtos inovadores e diferenciados;

- Enfoque: Que busca o foco em um cliente, segmento de produto ou mercado, podendo se utilizar tanto da diferenciação quanto da liderança no custo.

Nitidamente podemos perceber que o Cirque du Soleil tem como base de suas

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