Inovar Para Vencer
Trabalho Escolar: Inovar Para Vencer. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ReSarto • 21/5/2013 • 1.143 Palavras (5 Páginas) • 595 Visualizações
Matriz de tarefa individual*
Módulo: 3 Fórum: Inovar para Vencer
Título Modelos e Planos de Ação
Aluno: Renata Sartori Guimaraes
Disciplina: Estratégia de Empresas –MBA UCI 15 Turma: Turma B – Março 2013
Introdução
O Circo du Soleil (“Circo do Sol”, em francês), companhia circense com base em Montreal, Quebec, Canadá foi fundada em 1984 por dois ex artistas de rua, Guy Lalilerté e Daniel Gauthier, em resposta a um apelo feito pelo Commissariat géneral aux célebration 1534-1984 do governo de Quebec, sobre a comemoração do 450º aniversário da descoberta do Canadá pelo explorador francês Jacques Cartier (1491-1557). Em 2000, Guy Laliberté comprou a parte do circo refente Gauthier. Atualmente o Cirque du Soleil é dirigido por Guy Laliberté, proprietário de 95% do patrimônio do Cirque e presente na lista de bilionários da revista Forbes. Cada espetáculo do Cirque du Soleil é a sintese da inovação do circo, contando com enredo, cenário e vestuário próprios, bem como música ao vivo durante as apresentações.
Algumas particularidades do Cirque que podemos descrever:
- Desde 1984, mais de 100 milhões de espectadores assistiram a um espetáculo do Cirque.
- Atualmente trabalham na companhia pessoas de 50 nacionalidades diferentes.
- A empresa possui 5000 funcionário espalhado em todo mundo.
O Cirque possui como missão despertar a imaginação, provocar sentidos e emoções, levar o mundo da fantasia para todos, criar um mundo melhor. O Cirque Du Soleil, com uma estratégia diferenciada, se afastou da logica convencional dos circos, incorporou novos atributos, conseguindo inovar e alanvacar o sucesso que possui hoje.
Cinco forças competitivas
O modelo das cincos forças competitivas de Porter doi concebida por Michael Peter em 1979 e destina-se a análise da competição entre empresas.
Grau de Rivelidade entre empresas:
O Cirque Du Soleil é mais que um circo é um espetáculo, uma inovação cultural no mundo circense. Conquistou uma posição única no mundo do entretedimento, com apresentações onde exploram o ilusionismos, musicas proprias e tocadas ao vivo, cenarios ricos, a valorização do pontecial dos seus artistas, tornando-o assim uma empresa sem concorrentes diretos.
Ameaça de novos entrantes:
O Cirque Du Soleil pela competência, inovação e a excelência em qualidade dos seus espetáculos conquistou o mercado de forma que é muito dificil surgir concorrentes com o mesmo seguimento. O Cirque tem um estilo proprio, inovando sem perder as raizes da arte de rua. Isto é mais um diferencial que o torna único e mais dificil de ser copiado.
Um novo entratnte que venha tentar concorrer com o Cirque precisará investir muito em pesquisas e tendencias, pois o cirque já possui uma gama de cliente que adimiram suas apresentações. Apenas a marca Cirque Du Soleil já é um sucesso garatindo, atraindo pessoas de todo o mundo para seus espetáculos. O grau de excelência das apresentçãoes do Cirque a cada novo espetáculo afasta cada vez mais a concorrência.
Ameaça dos Produtos substitutos:
O Cirque du Soleil apresenta varios espetaculos pelo mundo todo, tendo alguns fixos.
Com apresentações que estão em cartaz a anos e anos, o Cirque está sempre invonando e mudando, sem perder sua essencia e sua raiz. As equipes resposnsáveis pelos design de figurino e cenarios, na sua grande maioria, criam seus produtos nos proprios atelies do Cirque, desta forma procuram minimizar ao maximo a ameaça de produtos que precisem que ser substituídos.
Poder de barganha dos compradores:
O Cirque Du Soleil se diferencia dos outros circos por vender sonhos, pela criatividade e riqueza visual nos seus espetaculos, sejam de cenarios, vestiarios, ou ainda e principalmente da perfomance dos seus artistas em cena. Totalmente voltado para o cliente, o Cirque procura criar e inovar sempre, inovação com baixos custos. Neste circo não existe animais variados nem de nenhuma especie, os grandes astros são seus artistas, empresa com focada nas pessoas. Com isto, mantem o cliente sempre presente em seus espetaculos. Isto faz com que o poder de barganha bastante reduzido.
Poder de barganha dos fornecedores:
O Cirque Du Soleil sempre será um forte parceiro para qualquer fornecedor, não so pela sua gradiosidade e pela força da sua marca, mas também por estar sempre no ápice das tendências. Possuir o Cirque na sua carteira de parceiro é muito importante para qualquer empresa. Assim cria-se um vinculo , permitindo formar um círculo sempre forte.
Estratégias competitivas
Segundo Porter, saber onde e como competir são duas questões-chave para a formulação da estratégia competitiva.
O Cirque du Soleil tem como principal estratégia a inovação do espetáuclo circense. Representa um mix de fantasia, beleza e poesia, com uma boa pitada de lucro, emprego e negocios, para Marco Dámico, vice-presidente sênior de Marketing
...