Franz Boas
Dissertações: Franz Boas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tai.adv • 5/10/2014 • 247 Palavras (1 Páginas) • 671 Visualizações
1) O método antropológico usado por Boas foi trabalho de campo. Esse método consistia na introdução dos antropólogos na sociedade “selvagem” que se pretendia estudar o que antes era observado de longe (pesquisa de gabinete). Objetivo da pesquisa de campo era investigar os costumes culturais daquela sociedade. Sua principal ferramenta era a coleta de dados.
2) Para Frans Boas, o relativismo cultural, por ele chamado de axiomático, era a forma de estudar sociedades culturalmente desconhecidas com alteridade, ou seja, compreender a visão do outro com uma valoração de diversidade cultural, e também sem uma visão etnocêntrica, pois ela acreditava que cada sociedade com sua particularidade ao deixavam de ser melhor em pior que a outra, e a justamente nessa variedade de formas de viver que torna a vida humana uma riqueza.
Questão objetiva
Letra B
Naturalizado norte-americano em 1887, Franz Boas iniciou sua carreira científica como geógrafo, na Sociedade Berlinense para a Antropologia, Etnologia e Pré-História. Graças a seus contatos com Adolf Bastian e Rudolf Virchow, foi iniciado na antropologia.
Um vasto material etnográfico recolhido entre esquimós possibilitou a Boas escrever sua primeira obra de caráter antropológico: Os esquimós centrais, publicada, em 1888, no Sexto relatório anual do Departamento Norte-Americano de Etnologia e reeditada em 1964, sob forma de livro, pela Editora da Universidade de Nebraska.
Em 1886 iniciou pesquisas entre os Kwakiutl e outros grupos tribais da Colúmbia Britânica, na costa norte do Pacífico. No ano seguinte fixou residência nos EUA, tornando-se editor do periódico Ciência (Science) e instrutor da Clark University desde 1888.
...