TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers

Projeto de pesquisa: Freelancers. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/9/2013  •  Projeto de pesquisa  •  1.418 Palavras (6 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 6

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ADMINISTRAÇÃO

FREELANCERS

UMA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR

São João do Paraíso

2013

FREELANCERS

UMA TENDÊNCIA QUE VEIO PARA FICAR

Trabalho apresentado ao Curso de Administração da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Teoria Geral da Administração, Comunicação e Linguagem, Homem, Cultura e Sociedade, Comportamento Organizacional.

Prof. Fabiano Galão

Ivan Campos

Elisa Nantes

Wilson Sanches

Mônica Silva

2013

Questão 01:

Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nesta constatação: Como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

R: Empresas como a IBM são resultado de mudanças ambientais e tecnológicas que geram alterações revolucionárias nas organizações como por exemplo o achatamento de hierarquias, diluição dos limites estruturais para torna-las mais flexíveis e maior procura dos profissionais freelancers devido a contenção de custos e maximização de lucros . Situação contrária ao que ocorre nas organizaçoes burocráticas que seguem um outro ritmo : excesso de normas e regulamentos, limitação de iniciativa , desperdício de recursos e ineficiência generalizada das organizações estatais e privadas.

Questão 02:

Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grandes exemplos de sucesso no que se refere a extrair resultados de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observem a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos, deixando claro onde estão as diferenças.

R: Geralmente, as grandes empresas de tecnologia e internet são apontadas como as mais inovadoras do mercado, e grande parte delas possui modelos de gestão bem mais flexíveis e enxutos. Empresas como Facebook, Google e tantas outras milionárias são exemplos de gestão horizontal, clean, criativa, inovadora. Os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade e promovam a inovação.As estatais têm, na sua maioria, um modelo de gestão arcaico e engessado.

IBM - Cada “ibmista”, ou empregado da IBM, deve sentir-se intimamente relacionado aos resultados da divisão onde trabalha e luta pelos objetivos da mesma em uma atitude competitiva. Descentraliza-se a empresa, devendo o empregado inserir-se totalmente na divisão onde trabalha.

GOOGLE - Os líderes do Google querem que seus empregados pensem em voz alta e tenham discussões abertas sobre seus objetivos e como atingi-los. A estrutura promove a transparência, pois seus funcionários conseguem ver e contribuir para a função de liderança. Os métodos do Google atraem talentos pois ela acredita que é possível liderar usando uma visão compartilhada por todos enquanto muitas empresas usam de um controle burocrático e linear. Permite ainda que seus empregados terminem e mantenham seus próprios padrões. Este tipo de política aberta se traduz em uma estrutura corporativa única, que inspira boas vontades e orientação.

FACEBOOK – O Facebook possui números surpreendentes para uma empresa de apenas 8 anos de idade. Refletem a combinação entre um serviço excepcional, uma estratégia acertada, uma liderança firme e consciente de onde pode chegar e, é claro, uma cultura organizacional dinâmica e vencedora. Segundo o próprio Mark Zuckerberg, fundador e CEO da empresa, o Facebook não foi criado para ser uma empresa, foi construído para cumprir uma missão social: tornar o mundo mais aberto (sem barreiras) e conectado. Essa missão permeia todas as decisões tomadas e produtos gerados dentro da empresa, desde os dias em que ele próprio começou a escrever os primeiros códigos do sistema. Ter uma missão forte como essa na cabeça de todos os colaboradores da empresa com certeza aumenta o poder de inovação e execução do time como um todo.

Questão 03:

A construção dos sentidos de um texto ancora-se em alguns recursos argumentativos. Discorra sobre os recursos utilizados nos itens acima. Observe que nos itens “d” e “e” temos recursos diferenciados dos anteriores. Comente sobre esta diferença.

R: Todos os itens fizeram uso do respaldo do discurso em outras vozes. Do item “a” ao “c” os recursos utilizados foram a citação de dados estatísticos e citação de voz de autoridade de um órgão renomado como por exemplo a consultoria Elance (item b ) e Freelanceers Union (item c). Já nos itens “d” e “e” fez-se uso do discurso direto, que deu maior credibilidade ao discurso e ausentou o autor da responsabilidade do que está sendo enunciado.

Questão 04

O texto que ele afirma ser “ uma tendencia que veio para ficar” que são os freenlancers. O texto também apresenta as vantagens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com