TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Freelancers

Projeto de pesquisa: Freelancers. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Projeto de pesquisa  •  2.393 Palavras (10 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 10

1 INTRODUÇÃO

São muitas as pessoas que sonham com a possibilidade de deixar de lado as rotinas dos horários, do trânsito e dos escritórios, e lançar-se num negócio por conta própria. Mas nem sempre a ideia romantizada que temos do “freelance” corresponde à realidade difícil de ter de assumir a total responsabilidade pelos sucessos ou fracassos do seu negócio. Se pensa que o trabalho como freelancer lhe “assenta como uma luva”, fique atento às vantagens e desvantagens que encontrámos para este tipo de trabalho.

DESENVOLVIMENTO

1.1 Organizações como a IBM, e outras citadas no texto, apresentam certa flexibilidade no que diz respeito à sua estrutura e organização interna para suportar a possibilidade de contratar profissionais sem vínculos formais. Baseado nessa constatação responda: como esse tipo de organização se diferencia das chamadas organizações burocráticas?

Resposta : Ao analisar o termo “Burocracia” pode-se trazer várias concepções como: excesso de normas e regulamentos, limitação da iniciativa, desperdício de recursos e ineficiência generalizada dos organismos estatais e privada. As organizações burocráticas seguem a lógica estatal, isto é, comandadas pelo Estado, que tem a obrigação de zelar pela ordem da sociedade. Já empresas como a IBM são transnacionais, obedece apenas a lógica do capitalismo, não tem vínculos com o país que está instalado e tem uma alta mobilidade justamente por esses motivos: estão em busca de custos baixos e leis pouco rígidas.

2.2 Consideradas como empresas de vanguarda, as empresas de tecnologia como a IBM, seguem uma tendência de maior flexibilidade e maior adaptação às necessidades do mercado. Facebook e Google também são empresas que empregam modelos de gestão “diferentes”, e são tidas como grande exemplo de sucesso no que refere-se a extrair resultado de seus colaboradores. Faça uma pesquisa acerca destas empresas citadas, observe a teoria e os modelos clássicos de gestão e comparem os modelos deixando claro onde estão as diferenças.

Resposta:Observando essa flexibilidade, adaptação para extrair os resultados dos colaboradores, poderia ser aplicado a teoria cientifica. Porque e a teoria onde se busca resultados e se preocupa contra o imprevisto, pois onde tem tomado de decisões com maior frequência, esta sempre com olhar critica correndo atrás sempre da eficiência e deixando a eficaz para traz. E nessas pequenas coisas que às vezes estão as grandes diferenças. Com a acelerada evolução da tecnologia nos últimos tempos, a economia delineia um novo e poderoso modelo de produção baseado em reais sociais com conteúdo colaborativo e auto-organizadas, abandonando a hierarquia e o controle. Os novos tempos são influenciados pelas plataformas digitais que abundam com a infestação da internet.

A IBM é uma referência mundial no pioneirismo do uso de redes sociais desde 2001, quando o Board mundial da companhia resolveu liberar e incentivar as redes como forma de compartilhar conhecimento e aprender junto com os consumidores. Atualmente a IBM é uma das evangelizadoras do mercado, praticando transferência nas informações em seus projetos. IBM - Cada “ibmista”, ou empregado da IBM, deve sentir-se intimamente relacionado aos resultados da divisão onde trabalha e luta pelos objetivos da mesma em uma atitude competitiva. Descentraliza-se a empresa, devendo o empregado inserir-se totalmente na divisão onde trabalha. A fim de estimular-se esta inserção, bem como a absorção de novos valores e criação de novas atitudes, como a participativa, a “obsessão interna pela qualidade”, assumir riscos, a implementação do MDQ (Market Driven Quality), para superar-se resistências a mudanças, como o fim do estilo de gerência paternalista, utilizam-se de elementos da cultura paternalista, utilizam-se de elementos da cultura organizacional da empresa, em um processo de re-socialização dos empregados, a partir de novos significados que foram estabelecidos na mudança de paradigma.

FECEBOOK é atualmente, o maior sítio de relacionamento do mundo, com mais de 500 milhões de usuários em todo o planeta (IBOPE, 2010). Em 2006 o Facebook se tornou aberto a todos os usuários, incluindo estudantes, pessoas e empresas, um dos grandes méritos do Facebook foi o fato de ele ter sido a primeira rede social a abrir a plataforma para que programadores de software criassem uma série de aplicativos para os usuários. Facebook - Apontada como uma das mais inovadoras do mercado possui modelo de gestão bem mais flexível e enxuto. É uma empresa em que os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação. (Vaz, 2010).

Google - A Google foi fundada com base na idéia de que o trabalho deve ser um desafio e que o desafio deve ser divertido. Acreditam que as coisas boas e criativas acontecem mais facilmente quando se adota a cultura empresarial certa – e não estão a falar apenas de candeeiros de lava e bolas de borracha. A ênfase dada aos feitos da equipe e o orgulho nos êxitos individuais contribui para o êxito global da empresa. Dão muito valor aos seus colaboradores – pessoas enérgicas e apaixonadas das mais variadas procedências, com abordagens criativas no trabalho, na diversão e na vida. O ambiente pode ser informal, mas quando surge uma nova idéia à mesa do café, numa reunião de equipe ou no ginásio, ela é partilhada, testada e posta em prática com uma rapidez estonteante, e pode até ser a rampa de lançamento para um novo projeto destinado a uma utilização global.

Diferenças - A IBM ao contrário das outras duas empresas era totalmente burocrática e ao se deparar com forte concorrência e a globalização mundial, reformula a empresa descentralizando-a mudando seu estilo de gestão. Já o Facebook, aposta no autogerenciamento de seus funcionários, dando-lhe total autonomia. E o Google já tem uma gestão surpreendente pouco usado nas empresas, aposta na felicidade e satisfação de seus funcionários para que produzam melhor e com mais eficiência.

2.3 a) São Paulo – Mais de 430.000 funcionários trabalham nos escritórios da gigante de tecnologia IBM em 170 países. [...]

b) [...] Segundo a consultoria americana Elance, que conecta empresas a freelancers de mais de 150 países, a base de companhias que contratam esses profissionais passou de 850.000 para 1,3

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com