Fundamentos Em Marketing
Casos: Fundamentos Em Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: brunoswell • 21/2/2015 • 423 Palavras (2 Páginas) • 236 Visualizações
As orientações essenciais de marketing são classificadas em cinco áreas diferentes: orientação de produção, orientação do produto, orientação de vendas, orientação de marketing e orientação de marketing holístico.
Orientação de Produção
Pode ser considerado um dos conceitos mais antigos quando falamos de relações comerciais entre entidades, tanto empresas-empresas quanto empresas-consumidores. É um conceito relacionado ao século XIX, quando a Revolução Industrial está a todo vapor nos Estados Unidos. Esta orientação advoga que os consumidores dão preferência a produtos acessíveis e baratos, cabendo aos administradores da empresa prezar pela diminuição do custo de produção, pela disponibilidade e pela eficiência na linha de montagem. Pode ser considerada uma das primeiras eras do marketing, quando tudo o que se produzia era vendido, sem preocupação com qualidade, só com preços.
Exemplos notáveis se dão na China e na Índia, onde empresas produzem milhões de unidades a custos baixíssimos, mas com qualidade muitas vezes duvidosa.
Orientação de Produto
Ao contrário da orientação de produção, a orientação de produto afirma que os consumidores estão mais interessados em produtos de qualidade, com maior desempenho e inovações, independentemente do preço final. Esta ideia pode levar à chamada “Miopia e Marketing”, que acontece quando uma empresa foca demais no produto e esquece seu benefício.
Alguns exemplos estão nos produtos de luxo, como Ferrari e Lamborghini.
Orientação de Venda
Neste modelo, uma empresa só venderá um produto se um grande esforço de vendas e promoção for feito. A ideia é vender o que já foi produzido, e não produzir o que é necessário. Foi muito utilizada na era do pós-guerra, quando a produção voltou a subir e houve excesso de produção. Pode ser considerada arriscada, pois parte-se do pressuposto que o consumidor vai gostar do produto ou que existe necessidade de compra.
Um bom exemplo é as ideias do antigo vice-presidente da Coca-Cola, Sérgio Zyman, que pregava que deveria-se vender mais, para mais pessoas, por mais dinheiro.
Orientação de Marketing
Consiste em colocar o consumidor no centro das atenções e moldar o produto às necessidades do nicho a ser explorado. Deve-se sempre ouvir o que o consumidor precisa e abandonar a ideia de que o mercado vai se adaptar ao produto.
Todos os serviços de personal trainner ou personal stylist, até mesmo grandes hotéis e resorts, se enquadram como exemplos nesta categoria.
Orientação de Marketing Holístico
Também conhecido como Marketing Societal, esta orientação questiona a anterior, de Marketing, pois adiciona a ideia de que talvez seja necessário se pensar na sociedade como um todo, não só no indivíduo consumidor. Leva sempre em conta questões ambientais e sociais, além de éticas.
Como exemplo, pode-se citar fabricantes de alimentos orgânicos.
...