Fundamentos Historicos E Teoricos Metodologicos Do Serviço Social Lll
Ensaios: Fundamentos Historicos E Teoricos Metodologicos Do Serviço Social Lll. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucimaradelucena • 4/11/2014 • 1.478 Palavras (6 Páginas) • 304 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHAGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
POLO PIRACICABA-SP
Fundamentos das Politícas Sociais
CURSO: Serviço Social
SÉRIE : 4º Semestre
DISCIPLINA: Fundamentos das Politícas Sociais
TUTOR PRESENCIAL:
TUTOR À DISTÂNCIA:
COMPONENTES DO GRUPO:
ÍNDICE
1. Introdução …................................................................................ 3
2. O que é política? …...................................................................... 3
3. O que faz um Educador Social e sua atuação na política? …....... 4
4. Na visão do Assistente Social o que é política? …........................4
5. Relatório sobre o Filme Ghandi …................................................ 5
6. Direitos sociais previstos na Constituição Federal de 1988 …....6
7. Conclusão …..............................................................................7
8. ReferênciasBibliográficas..........................................................8
1. INTRODUÇÃO
A ATPS que estamos realizando designa aos fundamentos das políticas sociais, onde poderemos verificar a atuação dos profissionais de Assistência Social sobre a formulação das políticas existentes no País. Que através de planejamento, organização e administração às políticas sociais e públicas podem garantir direitos e benefícios à população. E que o Assistente Social poderá contribuir de acordo com os compromissos éticos da sua profissão as demandas do País junto às políticas públicas e sociais.
2. O que é Política?
1- POLITICA- é arte de governar, é o uso do poder para defender seus direitos de cidadania. É a liberdade de se expressar e de ter uma opinião.
2- POLITICA- é derivado do grego antigo (politeía), que indicava todos os procedimentos relativo à pólis, ou cidade-estado,e a palavra ´´Poder´´ e do Latim ´´potere´´ que significa ser capaz de posse.
Por extensão, poderia significar tanto cidade-estado, quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
3-POLITICA- denomina arte ou ciência da organização, direção e administração de nações ou Estados; aplicação desta ciência aos assuntos internos da nação (política interna) ou aos assuntos externos (política externa).
4- POLITICA- denomina-se a política a ciência de bem governar um povo, constituído em Estado. Em um Estado democrático, essa governabilidade é exercida pelo poder público, via representantes conduzidos ao poder, direta ou indiretamente pelo povo.
3. O que faz um Educador Social e sua atuação na Política?
Na visão do nosso grupo, um Educador Social trata-se de um profissional da área social pouco conhecido. Ele tem um papel fundamental para a sociedade, principalmente através das políticas sociais de um País. É um profissional que tem a capacidade de agir em diversas áreas da população, pois, ele tem em seu currículo uma experiência de educação e intervenção sobre a sociedade e múltiplas situações acumuladas através da sua profissão de Educador Social.
"Segundo Haro Andrés Escarbajal de;" La Educacíon Social en Marcha", Nau Llisbres Valencia, 1998: A Educação Social é orientada para a polivalência de modo a dar respostas ajustadas e compreensivas aos problemas sociais, e de contribuir para a sua melhoria."
4. Na visão do Assistente Social o que é Política?
Para o Assistente Social a política refere-se há várias formas de intervenção e regulamentação do Estado sobre as questões sociais do País. Através de movimentos sociais que dão visibilidade das diversas situações que ocorrem publicamente, com objetivos de conscientizar as demandas dos cidadãos. De acordo com a Legislação a "Assistência tornou-se uma política de responsabilidade do Estado, direito do cidadão e, portanto, uma política estratégica no combate à pobreza e para a constituição da cidadania das classes subalternas." A Assistência Social é considerada uma política de seguridade social. Na visão do Assistente Social as políticas sociais e públicas andam juntas para um melhor desempenho na área social do País, com certas atuações dentro do poder político visando acima de tudo uma melhoria à população.
4. Relatório sobre o Filme Ghandi
O filme Gandhi, nos mostra muitas realidades que são vivenciadas em nossa sociedade brasileira com muitas desigualdades sociais: corrupção, onde os políticos sempre visando à soberania impondo suas leis, preconceito em várias esferas. São abordados vários conflitos entre a classe trabalhadora e a dominadora no ponto de vista onde sempre o patrão esta visando seus interesses e seus lucros e a classe trabalhadora vivendo sobre a exploração do seu trabalho com condições desumanas tanto para o trabalhador e também para sua família. Lutam pelos seus direitos para que as leis sejam justas e possam viver uma independência onde todos possam ser reconhecidos como pessoas de direitos e deveres.
O preconceito entre vários níveis como exemplo: a cor, a raça, uma discriminação com a mulher, entre as religiões, os protestos ,todo um contexto de conflitos culturais ,onde também vivenciamos aqui noBrasil todas essas questões sociais, a desigualdades em todas as esferas como salários baixos ,exploração pela mais valia ,o preconceito, a falta de condições dignas para o trabalhador e sua família. Onde entra o trabalho do Assistente Social como agente de transformação para conhecer as questões sociais em que seus
...