Fundamentos de Higiene Ocupacional
Por: elpidioaraujo • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 277 Palavras (2 Páginas) • 646 Visualizações
HIGIENE OCUPACIONAL – TURMA 20
ALUNO: Elpidio Araujo Vieira
DISCIPLINA: Fundamentos de Higiene Ocupacional
ATIVIDADE/UNIDADE 4: Terceira Questão: Quais os elementos que constituem um sistema de ventilação local exaustora? Qual é a diferença básica entre ventilação geral diluidora e ventilação local exaustora? Qual delas é mais eficiente no controle de agentes químicos?
Atividade: 3º Questão
A). Quais os elementos que constituem um sistema de ventilação local exaustora?
Uma instalação de ventilação local exaustora é constituída normalmente de: 1∙ Captor: ponto de entrada dos gases a serem exauridos pelo sistema; 2∙ Sistema de tubulações ou Dutos: responsável pelo transporte dos gases captados; 3 ∙ Equipamento de controle: destina-se a reter os poluentes impedindo o seu lançamento para atmosfera. É utilizado quando necessário;4∙Ventilador: responsável pelo fornecimento de energia necessária à movimentação dos gases.
B). Qual a diferença básica entre ventilação geral diluída e ventilação local exaustora?
A ventilação geral diluída é o método de insuflar ar em um ambiente ocupacional, de exaurir ar desse ambiente, afim de promover uma redução na concentração de poluentes nocivos, já a ventilação local exaustora capta os poluentes junto a uma fonte (gases, vapores ou poeiras toxicas) de emissão, antes que os mesmos sejam emitidos ao ambiente ocupacional ou seja antes que atinjam a zona de respiração do trabalhador.
Assim a diferença é que uma ventila o ambiente como um todo que é ventilação geral diluída e a outra retira as substâncias emitidas diretamente do local de geração, conduzindo-os para a atmosfera externa que é ventilação local exaustora.
C). Qual delas é mais eficiente no controle de agentes químicos?
A ventilação local exaustora é mais adequada, pois faz a captação dos agentes antes de atingir o sistema respiratório, com isso, protege mais o trabalhador.
...