TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Funçoes Da Empresa

Ensaios: Funçoes Da Empresa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/10/2014  •  3.010 Palavras (13 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 13

Imagine que você pretende abrir seu próprio negócio. Algumas questões importantes irão surgir. O que produzir, ou que serviço prestar? A decisão do que produzir é estratégica, pois, é ela que irá determinar quais serão seus prováveis clientes, os tipos de funcionários necessários, os métodos de produção e as instalações adequadas, a política de marketing e muitas outras decisões.

Decidido o que produzir, a próxima questão é: que tipo de empresa você precisará? Primeiro terá que desenvolver alguma espécie de produção, seja uma empresa de produção de bens ou de serviços, ou seja, qual configuração de pessoas, máquinas e processos de negócios será necessária para produzir. Em segundo lugar você precisará de uma equipe de marketing e vendas capaz de atrair clientes, vender os produtos e/ou serviços e cuidar das questões pós-vendas, como garantia, manutenção e relacionamento com clientes.

Em terceiro lugar, tendo realizado vendas, você necessitará de um grupo de finanças e contabilidade para realizar as atividades financeiras, contábeis e fiscais, além de buscar fontes de crédito e financiamentos. Por último, precisará de uma equipe que se concentre no recrutamento, seleção, contratação, capacitação e retenção de funcionários.

Claro que uma empresa precisa gerenciar e monitorar muitas outras atividades, mas essas são as mais básicas que formam o alicerce de qualquer empresa.

As funções empresariais formam a base para o desenvolvimento dos sistemas de informação dentro da empresa, expressando os dados na forma de detalhes.

Muitas empresas ainda acreditam que o simples ato de informatizar a empresa, espalhando computadores e impressoras pelas unidades departamentais, ligando-os em rede e instalando sistemas aplicativos, possa organizar as mesmas.

Realmente, isso não é verdade. A tecnologia da informação e seus recursos nem sempre resolvem os problemas nas empresas e muito menos as organizam. Tecnologia por tecnologia, sem planejamento, sem gestão e ação efetiva, não traz contribuição para a empresa.

É necessário elaborar a organização interna e externa da empresa, primeiramente as funções empresarias básicas. Depois de concluída essa etapa é que devemos informatizar a empresa.

A ação da TI e seus recursos, sem organização antecipada, não atinge seu objetivo principal de auxiliar a empresa em todos os seus processos e níveis de ação. O software, o computador e seus periféricos são apenas importantes instrumentos de organização e não um fim em si mesmo.

Os sistemas organizados devem vir ao encontro da missão e dos objetivos empresariais.

A organização que antecede a informatização deve ser uma preocupação de todos os gestores, independentemente da unidade empresarial em que atua.

Funções empresariais

As funções empresariais são as principais macro-atividades das organizações, elas formam os sistemas organizacionais. Estão presentes em todas as organizações privadas ou públicas, independentemente do seu tipo de negócio (imobiliária, supermercado, indústria, comércio, serviços, hospital, bancos) de atividade, de objetivo e de tamanho.

As funções empresariais (também chamadas de sub-sistemas) podem apresentar-se de forma diferente de empresa para empresa. Segundo Oliveira (2002) e Rezende (2004), na maioria das organizações, as funções empresariais estão assim estruturadas: (veja a figura 1.4):

− Produção ou Serviços: é a função relativa à transformação das matérias-primas em produtos e serviços a serem colocados no mercado. Pode contemplar os sub-sistemas planejamento e controle de produção ou serviços; engenharia do produto ou serviços; sistemas de qualidade e produtividade; custos de produção ou serviços; e manutenção de equipamentos, produtos ou serviços;

− Comercial ou Marketing: sua função principal é identificar as necessidades do mercado bem como a colocação dos produtos e dos serviços junto aos consumidores. Pode contemplar os sub-sistemas: planejamento e gestão de marketing; clientes e consumidores; pedidos de vendas; faturamento; administração de vendas, contratos e distribuição; exportação; pesquisas e estatísticas;

− Materiais e Logística: é a função relativa aos sub-sistemas de suprimento de matérias, serviços e equipamentos, a normatização, armazenamento e movimentação de materiais e equipamentos nas empresas. Pode contemplar esses módulos: fornecedores; compras ou suprimentos; estoque; recepção e expedição de materiais; e importação;

− Finanças: é a função relativa aos sub-sistemas de planejamento, captação e gestão dos recursos financeiros, envolvendo também os registros contábeis das operações realizadas e a seguridade nas empresas. Pode contemplar os módulos: contas a pagar; contas a receber; movimentos bancários; fluxo de caixa; orçamentos e administração do capital.

− Recursos Humanos: é a função de planejamento e gestão dos recursos humanos. pode contemplar os sub-sistemas: recrutamento e seleção; administração de pessoal, férias, admissão e demissão; folha de pagamento; cargos e salários; treinamento e desenvolvimento (capacitação); benéficos e assistência social; segurança e medicina do trabalho.

− Jurídico Legal: contempla os sub-sistemas contabilidade; impostos e recolhimentos; ativo fixo ou patrimônio; livros fiscais de entrada e saída.

− Administração de Serviços e Gestão empresarial:: é a função relativa aos sub-sistemas de transporte de pessoas, administração de escritórios, documentação, patrimônio, serviços jurídicos, etc.

− A função gestão empresarial é a função relativa aos sub-sistemas de planejamento empresarial e ao desenvolvimento de sistemas e gestão de TI. A informática não é uma função organizacional ou um módulo. Esse recurso tecnológico constitui-se numa ferramenta opcional para harmonizar e integrar as suas relações.

“As funções empresariais não devem ser confundidas com unidades departamentais ou setores da organização ou pessoas que realizam as tarefas, pois algumas organizações não necessariamente têm todas as funções organizacionais com departamentos equivalentes e com o mesmo nome”. (Rezende, 2004, pg. 18 )

A figura 1.4 também contempla também o nível organizacional e o nível funcional existente na maioria das organizações (Oliveira, 2002).

O nível organizacional é são assim classificado: o nível de estratégico, gerencial, de conhecimento e operacional:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com