Função de demanda
Ensaio: Função de demanda. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: toledoanap • 17/5/2014 • Ensaio • 320 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
1 – Conceitue a Função Demanda. Que diferença há entre demanda e quantidade demandada?
Demanda é a quantidade de certo bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir em determinado período de tempo. Por demanda também entende-se toda a escala ou curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades. A quantidade demandada é um ponto específico da curva, relacionando um preço a uma quantidade.
2 – Para muitos produtos, tanto seus preços como as vendas tem aumentado. Isso significa que a lei da demanda não funciona na prática?
Não necessariamente, pois a renda pode ter aumentado no período. Desta forma, mesmo o preço aumentando, a demanda não diminui.
3 – Conceitue a Função da Oferta. De que variáveis depende a oferta de uma mercadoria?
Ofertas são as várias quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo. Depende de variáveis como seu próprio preço, o custo dos fatores de produção e das metas dos empresários.
4 – Porque o governo costuma estabelecer preços mínimos (garantidos) para os produtos agrícolas? Quais as políticas que pode adotar?
Para protege-lo das flutuações dos preços no mercado. Para isso, o governo pode adotar política de compra ou a política de subsídios.
5 – Sobre a elasticidade preço da demanda:
A) Quais fatores que influenciam a elasticidade preço da demanda?
A existência de bens substitutos, a essencialidade do bem, a importância do bem no orçamento do consumidor.
B) Por que a elasticidade preço da demanda de sal é próxima de zero?
Por causa da essencialidade do bem.
C) Por que quando a demanda é inelástica, aumentos de preços do produto devem elevar a receita total das empresas?
Porque a demanda continuará a mesma.
6 – Supondo uma demanda elástica, um aumento de um imposto sobre vendas incidirá mais sobre consumidores ou vendedores? Justifique sua resposta.
Incidirá no produtor, porque no mercado há uma variedade de produtos sucedâneos e se o imposto incidir no consumidor, aumentando o custo do produto, ele deixa de consumir o produto ou o substituirá.
...