Funções Orgânicas
Tese: Funções Orgânicas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Farma.Fab • 29/8/2013 • Tese • 549 Palavras (3 Páginas) • 1.160 Visualizações
INTRODUÇÃO
A química orgânica é de grande importância pela existência e pelas aplicações de inúmeros compostos de carbono. Os elementos orgânicos, em suas diferentes possibilidades energéticas e espaciais de produzirem compostos químicos, possibilitam a existência de inúmeros substancias diferentes. Estes compostos estão presentes na origem da vida e são essenciais para a sua manutenção, quer seja pela constituição dos organismos vivos, quer seja por suas relações posteriores que envolvem alimentação, vestuário, medicamento, construção de casa e meios de transporte, entre tantos outros. (ALVES, L).
Através do estudo da química orgânica foi possível determinar as estruturas das substâncias, pois uma vez conhecida à estrutura de um composto era possível sua produção por meio de reações químicas, o que provocou uma evolução na indústria farmacêutica.
Conheça as diversas Funções Orgânicas: hidrocarbonetos, álcoois, aminas, amidas, cetonas, aldeídos, éteres, entre outras, os grupos funcionais e sua importância.
Capitulo 1. Funções Orgânicas
Em química orgânica, grupo funcional se define como uma estrutura molecular que confere às substâncias comportamentos químicos semelhantes. O conjunto de compostos que apresentam o mesmo grupo funcional é denominado Função Orgânica.
As principais funções orgânicas são: cetonas, aldeídos, ácidos carboxílicos, alcoóis, fenóis, ésteres, éteres, amidas e haletos.
Os compostos que possuem apenas átomos de carbono e hidrogenio são classificados como Hidrocarbonetos. Os compostos que possuem átomos de O, N ou elementos da família dos Halogênios (Cl, Br, F, I), ligados diretamente à cadeia carbônica, passam a ser classificados como: Funções orgânicas contendo Oxigênio, Nitrogênio ou Haletos.
Capitulo 2. Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos são compostos exclusivamente de Carbono e Hidrogênio, são praticamente apolares, solúveis em solventes orgânicos, mais insolúveis em água. Chamamos de aromáticos um grupo especial de hidrocarbonetos que tem propriedades distintas, que advêm da sua característica estrutural, podemos reconhecer os aromáticos por serem cíclicos, e terem duplas ligações intercaladas com ligações simples, formando uma ressonância. Os hidrocarbonetos que não são aromáticos, chamamos de alifáticos, são hidrocarbonetos que não têm ressonância. Os hidrocarbonetos alifáticos são os: alcanos, alcenos e alcinos. Os hidrocarbonetos aromáticos são: benzeno, naftaleno, antraceno, tolueno e fenantreno.
2.1 Alcanos
Os alcanos são hidrocarbonetos saturados de formula geral CnH2n+2, sua estrutura física é alifática e homogênea, ou seja, sua cadeia é aberta e apresentam ligações simples entre os átomos de carbono e hidrogênio. Estão entre os compostos orgânicos menos reativos diante dos reagentes comuns de laboratório.
Os alcanos, conforme o número de átomos de carbono pode apresentar-se em condições ambientes, nas fases sólida, líquida ou gasosa. Assim, os alcanos
...